Merecido? Os números de Léo Jardim e goleiros deixados de fora por Dorival
Destaque do Vasco foi convocado para a vaga de Ederson, cortado por lesão; nomes como Éverson, Fábio, Weverton e Perri foram preteridos
A lesão de Ederson, do Manchester City, abriu caminho para a primeira chance de Léo Jardim na seleção brasileira. O goleiro do Vasco foi convocado por Dorival Júnior para os amistosos contra a Inglaterra, no próximo dia 23, em Londres, e Espanha, dia 26, em Madri.
Destaque do Cruzmaltino na temporada, o arqueiro de 28 anos deixou para trás velhos conhecidos como Éverson, do Atlético Mineiro, Lucas Perri, do Lyon, e Weverton, do Palmeiras, que estiveram em listas recentes, mas acabaram preteridos.
Segundo o site de estatísticas Sofascore, Jardim é o goleiro entre times da Série A com mais defesas neste ano: 52, sendo duas delas de pênalti. Em 12 partidas, foi vazado 12 vezes, mas também salvou o Vasco em muitos momentos.
Além disso, evitou gols de adversários em 81% das bolas chutadas na direção de sua meta.
Destaque no último Brasileirão pelo Botafogo, Lucas Perri ainda busca espaço desde a chegada na equipe francesa e tem apenas duas partidas neste ano.
Perri sofreu apenas um gol e realizou cinco defesas (salvou 83% dos chutes certos dos adversários). Além disso, defendeu um pênalti que ajudou o seu time a garantir vaga na semifinal da Copa da França.
Éverson é unanimidade no gol do Atlético Mineiro, apesar de ter sido lembrado poucas vezes para a seleção. Na última temporada, foi um dos grandes nomes na reação do Galo na reta final do Brasileirão.
Em 2024, o goleiro alvinegro sofreu seis gols em nove partidas. Éverson fez 12 defesas e salvou o Galo em 67% das bolas chutadas contra a sua meta.
Criticado por parte da torcida do Palmeiras recentemente, Weverton segue entre os goleiros que podem aparecer em listas futuras. Convocado para a Copa do Mundo de 2022, acabou perdendo espaço recentemente na amarelinha.
Neste ano, o palmeirense foi vazado nove vezes em 11 jogos. Nessas partidas, defendeu 29 chutes, sendo 75% das bolas chutadas contra seu gol.
Apesar do rebaixamento em 2023, outro nome já cotado é o de João Paulo, do Santos. Ele fez 12 jogos na temporada e sofreu 11 gols, somando 26 defesas e 70% de bolas defendidas.
Na meta do atual campeão da Libertadores e da Recopa, o veterano Fábio segue em boa fase na carreira. Essencial no 2023 glorioso do Tricolor, fez sete jogos neste ano. Sofreu seis gols, fez 20 defesas e salvou 75% das bolas chutadas pelos rivais.
Compare os números do convocado Léo Jardim e outros goleiros:
Léo Jardim:
12 jogos
12 gols sofridos
52 defesas
81% das bolas defendidas
2 pênaltis defendidos
Fábio:
7 jogos
6 gols sofridos
20 defesas
75% das bolas defendidas
Éverson:
9 jogos
6 gols sofridos
12 defesas
67% das bolas defendidas
Weverton:
11 jogos
9 gols sofridos
29 defesas
75% das bolas defendidas
Lucas Perri:
2 jogos
1 gol sofrido
5 defesas
83% das bolas defendidas
1 pênalti defendido
João Paulo:
12 jogos
11 gols sofridos
26 defesas
70% das bolas defendidas
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.