Memória: 6 Fla-Flus inesquecíveis
Finalistas da Taça Guanabara de 2017, Flamengo e Fluminense devolvem os holofotes a um dos clássicos mais charmosos do futebol brasileiro
Flamengo e Fluminense já se enfrentaram mais de 400 vezes em mais de 100 anos. Ao longo da história, vários clássicos comuns se transformaram em batalhas épicas graças às crônicas dos irmãos Mário Filho (flamenguista) e Nelson Rodrigues (tricolor). Depois que eles morreram, em 1966 e 1980, respectivamente, coube aos jogadores elaborar o roteiro dos Fla-Flus. Dos anos 80 pra cá, seis partidas selecionadas por PLACAR ficaram na memória dos torcedores cariocas.
Fluminense 1 x 0 Flamengo (Campeonato Carioca) – 11/12/1983
Triangular final do Campeonato Carioca: O Flamengo, campeão brasileiro daquele ano, contra um desacreditado Fluminense. A partida se aproximava do fim e o clube tricolor estava prestes a ser eliminado. Até o atacante Assis marcar aos 45 do segundo tempo. Com a vitória, os tricolores só precisaram esperar o confronto entre Flamengo e Bangu para soltar o grito de campeão e receber a taça, no dia 18 de dezembro de 1983.
Flamengo 4 x 1 Fluminense (Campeonato Carioca) – 16/02/1986
Na abertura do Estadual, o Fluminense era o atual tricampeão, mas quem brilhou foi o Flamengo, no dia em que o ídolo Zico retornou de um problema no joelho esquerdo. Na capa de PLACAR da semana seguinte, a manchete: “Zico pronto para o tetra”, após o show do Galinho, autor de três gols na goleada rubro-negra.
Flamengo 5 x 0 Fluminense (Campeonato Brasileiro) – 02/12/1989
Uma partida para cumprir tabela, pela última rodada do Brasileirão. Havia, entretanto, um ingrediente especial: a despedida de Zico, que abriu o placar na chuva de gols do Flamengo em Juiz de Fora.
Flamengo 4 x 2 Fluminense (Campeonato Carioca) – 19/12/1991
Final do Estadual. O artilheiro Ézio vivia sua melhor fase com a camisa tricolor, mas o Flamengo contou com o talento do maestro Júnior, que fez o último gol daquela belíssima noite de quinta-feira. Com o mesmo elenco, o Flamengo conquistaria o Brasileirão exatos sete meses depois.
Fluminense 3 x 2 Flamengo (Campeonato Carioca) – 25/06/1995
O Fluminense desbancou o favoritismo do Flamengo, que tinha em campo o melhor jogador do mundo, Romário, e precisava apenas do empate. Aos 42 do segundo tempo, Renato Gaúcho fez o famoso “gol de barriga” (creditado oficialmente a Ailton) diante de atônitos 109.204 torcedores no Maracanã.
Fluminense 1 x 0 Flamengo (Campeonato Brasileiro) – 08/07/2012
Partida válida pelo Brasileirão, no Engenhão, que celebrou o centenário do clássico. O Fluminense, que ganhou aquele campeonato, fez valer sua superioridade com seu artilheiro e capitão, Fred.