Publicidade
Publicidade

Liga espanhola analisará insultos contra Neymar; Espanyol nega racismo

Torcedores do rival do Barcelona foram flagrados imitando macacos a cada toque na bola do brasileiro no empate em 0 a 0

Os insultos racistas sofridos por Neymar no empate entre Espanyol e Barcelona no sábado não deverão passar impunes. La Liga, o órgão responsável pelo Campeonato Espanhol, analisará vídeos e áudios das reações da torcida do Espanyol no clássico da Catalunha e deverá tomar providências, segundo informou o diário espanhol As neste domingo. Câmeras de TV flagraram torcedores imitando macacos cada vez que o atacante brasileiro tocava na bola, além de vaias e ofensas a diversos jogadores, incluindo Lionel Messi, Luis Suárez e Gerard Piqué.

Publicidade

Leia também:

Pivô da NBA é barrado em joalheria e alega racismo

Fifa questiona Rússia por punir jogador que reagiu a racismo

Hulk volta a ser vítima de racismo e responde com gol e beijos para torcida russa

Continua após a publicidade

Caso sejam confirmadas as ofensas contra Neymar, um relatório com denúncias deverá ser enviado à Comissão Anti-Violência e Comitê de Competição, que possuem poder para aplicar sanções ao caso. A Rádio Catalunha ainda informou que o Barcelona solicitou à liga que os gritos racistas fossem incluídos na súmula da partida, o que, a princípio, não havia sido feito pelo árbitro José González González, responsável pelo documento.

Espanyol nega – Joan Collet, presidente do Espanyol, negou que Neymar tenha sido vítima de racismo. “É uma mentira que houve cantos racistas no estádio. Eu estava lá, assim como outras 30.000 pessoas, e não havia nada. Foi um jogo de alto risco e não houve nenhum incidente, nenhum problema. A atitude dos torcedores foi de tirar o chapéu. Eles estavam aplaudindo todo o jogo, então, dizer que houve um grito racista é uma mentira”, declarou.

Publicidade

Collet ainda criticou o que chamou de “maquinário nacional-barcelonista”, uma suposta campanha a favor do rival. No entanto, a emissora espanhola La Sexta flagrou os torcedores do Espanyol lançando ofensas contra Neymar. O atacante, que no ano passado comandou uma campanha contra o racismo, ao lado do companheiro Daniel Alves, não comentou o caso até o momento.

https://youtube.com/watch?v=NmMxgY1vihA

(da redação)

Continua após a publicidade

Publicidade