Judoca Tiago Camilo conquista o ouro no Pan
Vitória sobre cubano garantiu ao brasileiro o tricampeonato na competição
O judoca Tiago Camilo conquistou o tricampeonato pan-americano na noite desta segunda-feira, um feito inédito para o judô brasileiro. Na decisão da categoria até 90 quilos dos Jogos de Toronto, o atleta venceu o cubano Asley Gonzalez e manteve a rotina de levar o ouro na competição continental.
LEIA TAMBÉM:
Judô inaugura o quadro de medalhas do Brasil no Pan
Isaquias conquista medalha de ouro na canoagem
Oito anos mais velho que o adversário, o experiente Camilo, 33 anos, soube como dominar a luta diante de Gonzalez, vice-campeão olímpico em Londres 2012 e ouro no Mundial do Rio de Janeiro de 2013. O cubano, acuado pelo brasileiro, recebeu dois shidos e acabou com a prata.
Tiago Camilo precisou fazer três lutas para conquistar o ouro no Pan. Antes da final, ele estreou com vitória por ippon sobre o chileno Rafael Romo e em seguida bateu o argentino Cristian Schmidt, que recebeu quatro shidos.
Camilo já subiu ao pódio das mais importantes competições do judô. Campeão das edições do Rio de Janeiro 2007 e de Guadalajara 2011 dos Jogos Pan-Americanos, ele foi prata nas Olimpíadas de Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008. No Mundial 2007, também disputado no Rio, levou o ouro.
Judô brasileiro – Também na noite de segunda, o Brasil conquistou outras três medalhas no judô, todas de bronze. Mariana Silva subiu ao pódio na categoria até 63 quilos e Maria Portela, na de até 70 quilos. Cotado para o ouro, Victor Penalber amenizou a frustração com o bronze na categoria até 81 quilos. No total, o país já conquistou três ouros, uma prata e cinco bronzes no judô em Toronto.
(Com Estadão Conteúdo e Gazeta Press)