Japonês derrota Djokovic e disputa final de Grand Slam
Kei Nishikori faz história e será primeiro japonês a disputar uma final do torneio masculino
O japonês Kei Nishikori fez história neste sábado ao vencer o sérvio Novak Djokovic e avançar à decisão do US Open. Ele venceu a partida por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 1/6, 7/6 (7-4) e 6/3. Com o triunfo, Nishikori se torna o primeiro japonês a chegar a uma final de Grand Slam no masculino.
Esse foi o quarto confronto entre Djokovic, número 1 no ranking da ATP, e Nishikori, 11.º colocado na tabela. Com a vitória deste sábado, o japonês igualou o histórico do duelo, já que havia triunfado no ATP 500 da Basileia, na Suíça, em 2011.
Na decisão do US Open, no domingo, o tenista irá confrontar o vencedor da semifinal entre o croata Marin Cilic e o suíço Roger Federer.
Leia também:
US Open: Bellucci dá trabalho, mas perde para Wawrinka
Atual campeão, Rafael Nadal está fora do US Open
O jogo – O duelo começou nervoso. Djokovic cometeu um erro e perdeu seu serviço no terceiro game do primeiro set, assim como Nishikori, que cedeu uma quebra logo em seguida. Mas o sérvio teve mais dificuldades e cometeu nova falha, deixando a parcial nas mãos do japonês, que triunfou por 6/4.
Ao contrário da primeira etapa, Djokovic teve um ótimo segundo set, não dando chances para Nishikori. O sérvio confirmou todos os serviços e ainda contou com duas quebras vindas do tenista japonês para vencer por 6/1.
O terceiro set foi equilibrado. Ambos os tenistas tiveram desempenho similar, cometendo o mesmo número de erros, levando a decisão da parcial para o tie-break. Na decisão, Nishikori teve melhor performance e fechou por 7/6 (7-4), após 1h08 de disputa.
Djokovic não fez um bom quarto set, cedendo uma quebra no primeiro game. Nishikori administrou a vantagem e confirmou todos os serviços, vencendo por 6/3, fechando a partida em 3 sets a 1.
(Com Estadão Conteúdo)