Premiação iguala categorias ao futebol feminino pela primeira vez e indicados serão revelados em agosto
A France Football divulgou nesta segunda-feira, 19, a data de entrega da Bola de Ouro 2025. A cerimônia acontecerá em Paris, Theatre du Chatelet, no dia 22 de setembro, uma segunda-feira. Entre os favoritos estão Raphinha, Lamine Yamal, Dembélé e Salah, mas outros nomes podem entrar na corrida pelo prêmio.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Além da entrega da Bola de Ouro para o melhor da temporada, o evento também reconhece e premia outras categorias – incluindo o futebol feminino e e até mesmo projetos sociais com o Prêmio Sócrates.
VEJA MAIS:
Raphinha freia euforia por Bola de Ouro: ‘Não é um sonho’
A edição de 2025 contará com novidades ao futebol feminino. O evento já premiava a melhor jogadora da temporada, clube do ano e técnica, mas agora também irá incluir as categorias de melhor jovem (Kopa), goleira (Yashin) e artilheira (Gerd Müller) ao futebol feminino.
Todos os indicados nas categorias serão revelados em agosto. Na última edição, Rodri (Manchester City) faturou a Bola de Ouro no masculino de forma polêmica. Muitos entendiam que Vinicius Jr. (Real Madrid) merecia o prêmio e enxergaram a decisão como uma forma de racismo. O evento gerou críticas nas redes sociais por parte de torcedores e até mesmo alguns jogadores e parte da imprensa.
Vale destacar que a votação acontece entre 100 jornalistas dos 100 países melhores colocados no ranking da Fifa.
Bola de Ouro (masculino e feminino)
Clube do ano (masculino e feminino)
Troféu Kopa – melhor jovem (masculino e feminino)
Troféu Yashin – melhor goleiro (masculino e feminino)
Troféu Gerd Müller – artilheiro (masculino e feminino)
Prêmio Sócrates (projetos sociais)
Técnico da temporada (masculino e feminino)