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Disney terá de vender canal ESPN ou Fox Sports

Cade busca evitar concentração no mercado de canais esportivos

Para aprovar a compra da Fox pela Disney, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) exige que a empresa se desfaça de canais esportivos. A venda está em negociação entre o conselho e a Disney e a tendência é que seja firmado um acordo entre as partes.

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A Disney anunciou a compra da Fox em dezembro do ano passado em um negócio avaliado em mais de 50 bilhões de dólares (cerca de 187 bilhões de reais na cotação atual). No Brasil, a fusão deixa com um mesmo dono dois dos principais canais esportivos da TV por assinatura, a ESPN e a Fox Sports – apenas a SporTV, da Globosat, não seria do grupo.

O Cade tem até março para chegar a uma decisão final sobre o negócio. Havia expectativa de que o processo entrasse na pauta de julgamento desta quarta, 30, mas as negociações não foram concluídas e o caso só deve ser julgado em fevereiro. O conselho pode exigir que a empresa se desfaça de todos ou de apenas parte dos canais de esporte.

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Em dezembro, a superintendência geral do Cade recomendou ao tribunal do órgão que imponha restrições ao negócio por entender que a operação causa um aumento significativo na concentração no mercado de canais esportivos, e que não poderá ser aprovada da forma como foi apresentada ao conselho.

A superintendência considerou que tal concentração seria preocupante, com potencial de reduzir a qualidade e diversidade do conteúdo esportivo disponível, além de aumentar custos que poderiam ser repassados aos consumidores. “Hoje, só um concorrente de grande audiência é capaz de rivalizar com esses canais”, afirmou o parecer.

Apesar disso, os técnicos consideraram que não há aumento na concentração significativo em outros mercados analisados e que há concorrentes capazes de rivalizar com a nova empresa em áreas como distribuição de filmes – assim, reprovar a operação seria desproporcional.

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