Diniz quer manter sina positiva na seleção; relembre estreias de seus antecessores
Novo treinador inicia ciclo em jogo contra a Bolívia e tenta manter bom retrospecto de técnicos anteriores
Fernando Diniz estreia como treinador da seleção brasileira nesta sexta-feira, 8, contra a Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, no Mangueirão, em Belém, a partir das 21h45 (de Brasília). A partida marca a primeira partida do trabalho do treinador, que segue à frente do Fluminense.
Desde o fim da Copa do Mundo, a seleção brasileira foi a campo três vezes, comandada pelo interino Ramon Menezes. Assim, Diniz inicia o trabalho — à espera de um possível acerto com Carlo Ancelotti em 2024, conforme prometido pela CBF — e tenta manter o bom retrospecto de estreia de treinadores anteriores.
Brasil x Bolívia: onde assistir e escalações do jogo pelas Eliminatórias
Nas últimas cinco estreias de treinadores (excetuando o interino Ramon), o Brasil venceu três vezes e empatou uma. O único derrotado foi Luiz Felipe Scolari, em 2013, diante da Inglaterra. Relembre:
TITE – VITÓRIA
Em meio a desconfianças, Tite assumiu a seleção brasileira em 2016. Em 1º de setembro, o time comandado pelo treinador venceu o Equador, por 3 a 0. Em Quito, a seleção dominou e começou a arrancada após um início ruim de Eliminatórias. A partida contou com brilho de Gabriel Jesus, também debutante, autor de dois gols.
DUNGA – VITÓRIA
Também em setembro, Dunga deu início à sua segunda passagem pela seleção. Em amistoso contra a Colômbia, em Miami, a seleção venceu, por 1 a 0. O autor do gol foi Neymar, cobrando falta, para decidir a partida.
FELIPÃO – DERROTA
Pouco mais de um ano antes da Copa do Mundo de 2014, a seleção brasileira contratou Felipão para mais uma passagem. Estreando contra a Inglaterra, em amistoso, em fevereiro de 2013, em Wembley, a seleção saiu derrotada por 2 a 1. O atacante Fred foi o autor do tento brasileiro, enquanto Wayne Rooney e Frank Lampard marcaram para os ingleses.
MANO MENEZES – VITÓRIA
Depois da eliminação na Copa do Mundo de 2010, Mano Menezes assumiu a amarelinha. Contra os Estados Unidos, em amistoso disputado em agosto, a seleção iniciou o trabalho com vitória. Com gols de Alexandre Pato e Neymar, o Brasil venceu por 2 a 0. Foi o primeiro gol pela seleção adulta da carreira do craque, que nesta quinta pode superar Pelé em gols pela seleção.
DUNGA – EMPATE
Em 16 de agosto de 2006, o capitão do tetra iniciou seu primeiro trabalho como técnico com empate em 1 a 1 com a Noruega, em amistoso em Oslo. O meia Daniel Carvalho marcou o gol da seleção na ocasião.