Cristiano Ronaldo chega ao gol 900: relembre os mais marcantes
Em partida contra Croácia, pela Nations League, craque português alcançou a histórica marca na carreira; PLACAR faz apanhado dos principais
A vitória parcial por 2 a 1 de Portugal sobre a Croácia nesta quinta-feira, 5, no estádio da Luz, em partida válida pela rodada inaugural da Nations League, será para sempre histórica para Cristiano Ronaldo. O gol marcado pelo atacante aos 33 minutos do primeiro tempo, aproveitando um cruzamento perfeito de Nuno Mendes, o alçou a marca de 900 na carreira.
Em recente fala em seu canal no YouTube, ele já comentou que também perseguirá o milésimo mesmo já tendo 39 anos – e ainda provocou: “Com uma diferença: todos os gols que eu marcar terão vídeo”.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
CR7 acumula agora 769 gols em 1.025 jogos por clubes, além 131 bolas na rede em 213 aparições pela seleção portuguesa. São 900 em 1.238 partidas como profissional, uma média de 0,73.
Leia mais:
Ronaldo III: como PLACAR cobriu o surgimento de Cristiano
Na contagem, também estão cinco gols pelo Sporting, onde foi formado e realizou 31 partidas até a transferência em 2003; 145 pelo Manchester United, onde ficou de 2003 a 2009 e de 2021 a 2023; 450 em 439 partidas pelo Real Madrid e 101 em 134 jogos pela Juventus . Pelo Al-Nassr, sua atual equipe, são 68 até aqui.
PLACAR relembra os mais marcantes.
O primeiro
Foi em 7 de outubro de 2002, quando ainda atuava pelo Sporting, Cristiano Ronaldo marcou seu primeiro gol contra o Moreirense, em partida pelo Campeonato Português.
Ainda com o número 28 nas costas, mas já como titular, o jogador recebeu passe no meio-campo e driblou três marcadores antes de marcar. A partida terminou 3 a 0 para os Leões.
Copa do Mundo
Em 2006, na Copa do Mundo da Alemanha e com 21 anos, Cristiano Ronaldo já era considerado craque pelos portugueses. Ainda com a camisa 17, já que a 7 era utilizada por Luís Figo, foi na fase de grupos, contra o Irã, de pênalti, que o atacante balançou as redes pela primeira vez em um mundial.
Foram cinco Copas com o país (2006, 2010, 2014, 2018 e 2022), 22 jogos, sendo 20 deles como titular, oito gols e duas assistências. Curiosamente, ele jamais balançou as redes em uma partida de mata-mata do torneio.
O primeiro hat-trick
Ronaldo é um dos jogadores com mais hat-tricks (quando um jogador faz três gols em uma só partida) na história do futebol. Por 65 vezes o português marcou três gols ou mais em uma única partida.
A primeira delas foi no dia 12 de janeiro de 2008, contra o Newcastle, quando vestia a camisa do Manchester United. Com os três gols de CR7, a partida terminou 6 a 0 para os Red Devils.
Desde então, o único ano que o português não marcou um hat-trick foi em 2009.
Primeiro de muitos…
Saiu dos pés de Cristiano Ronaldo o gol do United na final da Champions League vencida contra o Chelsea, em 2008. O troféu veio nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. E foi o primeiro de muitos gols de CR7 em finais de Liga dos Campeões.
Maior artilheiro da história da competição, com 140 gols, também marcou três vezes em finais pelo Real Madrid – um na decisão da temporada 2013/2014, contra o Atlético de Madrid, e dois em 2016/2017, contra a Juventus.
Prêmio Puskás
CR7 marcou contra o Porto, em 2009, o seu único “gol Puskás” da carreira, prêmio entregue pela Fifa ao gol mais bonito do ano. A finalização do atacante alcançou 103 km/h e percorreu 40 metros antes de encontrar as redes do goleiro.
O início de uma história
Com a camisa 9, a primeira que usou no Real Madrid antes de assumir a 7 do clube merengue, Cristiano Ronaldo enfrentou a LDU-EQU em seu terceiro jogo pelo Real Madrid, válido pela Taça da Paz. Os espanhóis venceram por 4 a 2.
CR7 driblou três jogadores até ser derrubado dentro da área. De pênalti, não desapontou o grande público presente ao Santiago Bernabéu.
Decisivo
Na repescagem europeia para decidir uma vaga para a Copa do Mundo do Brasil, em 2014, Portugal enfrentou a Suécia, de Ibrahimovic, pela classificação.
Na primeira partida, em Lisboa, coube ao atacante marcar o gol que garantiu a vitória portuguesa por 1 a 0. Na volta, CR7 deu um show e classificou o país com vitória por 3 a 2, com três gols de Ronaldo.
Uefa ‘Cristiano’ League
Em 2014, Cristiano Ronaldo viveu um ano completo. Além de assegurar com enorme protagonismo a vaga de Portugal na Copa, em partida contra o Ludogorets, da Bulgária, o português ultrapassou Raúl em números de gols na Champions League.
Três anos depois, em 2017, CR7 se tornou o primeiro jogador a ultrapassar a marca de 100 gols na competição. Contra o Bayern de Munique, na semifinal do torneio, ele cravou de vez seu nome na história.
Resposta
Em 23 de abril de 2017, Lionel Messi, grande rival, marcou o gol da vitória do Barcelona no El Clásico disputado no Santiago Bernabéu. Meses depois, em 13 de agosto do mesmo ano, Cristiano Ronaldo não deixou barato e, em jogo válido pela Supercopa da Espanha, marcou contra o Barça em pleno Camp Nou.
O português repetiu a comemoração do argentino e mostrou a camisa do Real Madrid para os torcedores Culés.
Faltava… não falta mais
Faltava apenas uma forma de marcar para o artilheiro que já havia balançado as redes de (quase) todos os jeitos.
Em 3 de abril de 2018, em partida contra a Juventus, pela Champions, Cristiano Ronaldo marcou de bicicleta, deixando Buffon fora da foto e garantindo a vitória do Real Madrid.
O atacante foi aplaudido pela torcida da Juventus, onde jogaria a partir da temporada seguinte, 2018/19.
Agora em Copa do Mundo
Pela primeira vez, Cristiano Ronaldo marcou um três gols em uma partida de Copa do Mundo. Contra a Espanha, em 2018, ele foi responsável por balançar as redes em todos os tentos da equipe portuguesa no empate por 3 a 3, incluindo um gol de falta aos 43 minutos do segundo tempo.
Voando baixo
Em 2019, já pela Juventus, Cristiano Ronaldo atingiu a marca de 2,56 metros para acertar uma bola com uma cabeçada e marcar um gol contra a Sampdoria, pelo Campeonato Italiano.
Dois anos depois, em janeiro de 2021, Ronaldo atingiu uma altura de 2,57 metros para cabecear uma bola durante partida contra o Sassuolo, válida pela Serie A, da Itália.
O português saiu 66 centímetros do solo no salto após cruzamento e subiu mais do que o goleiro Consigli, mesmo com o arqueiro tendo esticado as mãos.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.