Sorteio da Copa: Brasil pode pegar Alemanha já na 1ª fase; veja as regras
Evento acontece em 1º de abril, em Doha, no Catar. As três equipes indefinidas em razão da guerra e da pandemia serão colocadas no Pote 4
O sorteio da Copa do Mundo de 2022 já tem data, horário e local marcados: dia 1º de abril, às 13h (de Brasília), no Centro de Exposições e Convenções de Doha, no Catar. Em razão da pandemia e da guerra na Ucrânia, o evento será realizada com apenas 29 das 32 participantes definidas. A Fifa revelou nesta terça-feira, 22, como será feita a divisão dos potes. As três equipes classificadas após o sorteio ocuparão o Pote 4, o que pode causar desequilíbrios.
As 28 equipes que já estiverem classificadas via Eliminatórias (no momento são 15, mas o número aumentará ao fim da próxima data Fifa) serão alocadas de acordo com os princípios esportivos nos potes 1 a 4 com base no Ranking da Fifa que será atualizado em 31 de março. Segundo colocado e já classificado, o Brasil certamente estará no pote dos cabeças-de-chave. Por ser anfitrião, o Catar também estará no pote 1 junto às 7 melhores colocadas do ranking classificadas à Copa.
Seguindo a mesma lógica, os países que ocuparem as posições de 8 a 15 no ranking serão alocados no Pote 2, enquanto do 16º ao 23º colocados estarão no Pote 3. Por fim, o Pote 4 incluirá as equipes classificadas nas posições entre 24 a 28, mais os dois classificados via repescagem intercontinental e o vencedor da repescagem da Uefa restante.
Os playoffs intercontinentais serão disputados de 13 a 14 de junho no Catar, com o quinto colocado da Ásia enfrentando o quinto da América do Sul e quarto representante da Concacaf (América Central, do Norte e Caribe) enfrentando o da campeão da Oceania. Já a repescagem europeia será entre País de Gales ou Áustria (que se enfrentam dia 24 de março) e Ucrânia ou Escócia. O duelo dos ucranianos foi adiado em razão da Guerra, enquanto a Rússia foi excluída da repescagem como punição.
A Fifa informou que equipes de uma mesma confederação serão mantidas separadas em cada um dos oito grupos, com exceção da Uefa (federação europeia), que é representada por 13 equipes. Cinco dos oito grupos terão, portanto, duas seleções europeias. O vencedor da repescagem entre Ásia e América do Sul será direcionado de modo a não cair no grupo do Brasil.
Neste momento, Equador, Uruguai, Peru, Chile e Colômbia brigam pela terceira e quarta vagas (diretas) e quinta (repescagem) da Conmebol. Caso o Uruguai vá para a repescagem e avance, ele será sorteado no pote 4, o que poderia gerar um grupo com três campeões mundiais — por exemplo, França (pote 1), Alemanha (pote 2) e Uruguai (pote 4). Caso avance diretamente, os uruguaios devem incluir o pote 2.
De acordo com o ranking da Fifa, Bélgica, Brasil, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, além do anfitrião Catar, devem formar o pote 1. A Itália, sexta colocada, caso avance na repescagem completaria o pote. Se não, a vaga pode ficar com Portugal (possível adversária da Itália e atual oitava colocada do ranking).
Dentre as principais seleções que podem pintar no grupo do Brasil estão Alemanha, Holanda, Dinamarca, Croácia e Suíça. O Mundial acontece de 21 de novembro a 18 de dezembro.
Confira, abaixo, as seleções classificadas, as vagas restantes e o ranking da Fifa:
Seleções classificadas (mais 14 serão definidas até o sorteio)
1 – Catar
2 – Brasil
3 – Argentina
4 – Alemanha
5 – Bélgica
6 – Croácia
7 – Dinamarca
8 – Espanha
9 – França
10 – Holanda
11 – Inglaterra
12 – Sérvia
13 – Suíça
14 – Irã
15 – Coreia do Sul
Vagas que não serão definidas antes do sorteio
– Quinto da América do Sul x quinto da Ásia
– Quarto da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe) x campeão da Oceania
– Escócia ou Ucrânia x País de Gales ou Áustria
Ranking da Fifa (que pode sofrer modificações até o sorteio)
1- Bélgica
2- Brasil
3 – França
4 – Argentina
5 – Inglaterra
6 – Itália
7 – Espanha
8 – Portugal
9 – Dinamarca
10 – Holanda
11 – Alemanha
12 – México
13 – EUA
14 – Suíça
15 – Croácia
16 – Uruguai
17 – Suécia
18 – Senegal
19 – Colômbia
20 – País de Gales
21 – Irã
22 – Peru
23 – Japão
24 – Marrocos
25 – Sérvia
26 – Chile
27 – Ucrânia
28 – Polônia
29 – Coreia do Sul
30 – Áustria
31 – República Checa
32 – Nigéria
33- Canadá
34 – Egito
35 – Rússia
36 – Tunísia
37 – Austrália
38 – Camarões
39 – Turquia
40 – Escócia
41 – Hungria
42 – Costa Rica
43 – Argélia
44 – Equador
45 – Noruega
(clique para ver ranking completo)