Cartão azul? Entenda a novidade que deve ser testada no futebol
Nova modalidade de cartão retiraria atleta punido de campo por 10 minutos; testes devem acontecer na próxima Copa da Inglaterra
A International Football Association Board (Ifab), órgão que comanda as regras do futebol, deve testar uma nova modalidade de cartão na próxima edição da Copa da Inglaterra (FA Cup), tanto no masculino como no feminino. Trata-se do cartão azul, que retiraria o atleta punido de campo por 10 minutos. A informação foi divulgada pelo jornal inglês The Telegraph.
Segundo a publicação, o novo cartão teria a finalidade de punir as chamadas “faltas táticas”, quando um jogador deliberadamente faz a falta para evitar um contra-ataque adversário, por exemplo. Reclamações acintosas com a arbitragem também poderiam ser coibidas com o cartão azul.
De acordo com a regra proposta, a acumulação de dois cartões azuis funcionaria da mesma forma que ocorre hoje com dois amarelos: o jogador receberia imediatamente o cartão vermelho e seria expulso de campo. O mesmo aconteceria se o atleta recebesse um azul e um amarelo no mesmo jogo.
Outra mudança estudada pela Ifab para combater o excesso de reclamações é permitir que apenas o capitão de cada equipe se comunique com a equipe de arbitragem, algo que já acontece em esportes como o rúgbi.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.