Com Camp Nou em obras, onde o Barcelona joga nesta temporada?
Casa azul e grená passa por reformas, o que obrigou a equipe a atuar no Estádio Olímpico de Montjuïc
O Barcelona terá uma casa temporária durante toda a temporada 2023/24 e parte de 2024/25. Com o Camp Nou em reforma, a equipe catalã vai mandar seus jogos no Estádio Olímpico Lluís Companys, mais conhecido como Montjuïc, espaço centenário localizado próximo à casa oficial.
As obras no Camp Nou iniciaram no início deste ano e a conclusão está prevista para novembro de 2024. O projeto do ‘Novo Camp Nou’ prevê o aumento da capacidade máxima, então de 99.000 pessoas, para 110.000 espectadores, além da modernização de diversas áreas no estádio. Serão construídos novos camarotes e será implantado um placar eletrônico 360º.
As obras incluem todo o complexo esportivo do clube na região, que será batizada de ‘Espai Barça’. Com isso, a equipe comandada por Xavi Hernández vai mandar seus jogos na temporada no Estádio Olímpico de Montjuïc.
Um lar conhecido
O Estádio Olímpico de Montjuïc foi construído em 1927 e pertence à Prefeitura de Barcelona. Localizada na região sudoeste, o estádio é relativamente perto do Camp Nou (apenas 7 km de distância), assim, não deve causar muitos transtornos aos torcedores blaugranas.
A diretoria do Barcelona informou que o clube vai investir cerca de 20 milhões de euros (cerca de 100 milhões de reais) no estádio para reparos e adaptações.
O espaço é bastante conhecido do Barça, pois foi utilizado pelo seu rival regional, o Espanyol, entre 1997 a 2009. Tem capacidade para 56 000 pessoas, quase a metade da capacidade máxima do Camp Nou.
O estádio já sediou diversos eventos importantes, como nove finais de Copa do Rei entre a década de 1930 e 1950, sendo a mais recente em 2004. A seleção espanhola, por exemplo, também já disputou oito amistosos no estádio.Palco dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 1992, o estádio recebeu jogos de rugby, boxe e atletismo.
O Barcelona já iniciou bem a temporada no novo lar ao bater o Tottenham por 4 a 2, com brilho do jovem Lamine Yamal, no Troféu Joan Gamper.
Our new home 🫶 pic.twitter.com/aOji766fcL
— FC Barcelona (@FCBarcelona) August 9, 2023