Brasileirão começou com demissão trocas e outros técnicos pressionados; confira uma lista de treinadores disponíveis
Entra ano, sai ano, e a história se repete: o Brasileirão já começa com treinadores pressionados e o mercado aquecido. Grandes clubes do país, como Atlético Mineiro e Corinthians, já trocaram seus comandantes em 2024, e deixaram dois ex-técnicos da seleção brasileira (Luiz Felipe Scolari e Mano Menezes, respectivamente), livres no mercado. O São Paulo também passou por mudanças, ao trocar Thiago Carpini por Luis Zubeldía.
O técnico mais pressionado do momento é António Oliveira, do Corinthians. O time não vence e nem sequer marca gols há quatro partidas, além de enfrentar uma turbulência política.
PLACAR elencou alguns nomes que podem vir a ocupar vagas em possíveis trocas; confira:
Vanderlei Luxemburgo
Luxemburgo não brilhou no Timão – Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Após trabalho ruim no Corinthians em 2023, Vanderlei Luxemburgo está disponível no mercado e sem o mesmo prestígio de décadas atrás. Por outro lado, o experiente treinador de 71 anos tem cinco títulos do Brasileirão em seu currículo.
Paulo Turra
Paulo Turra trabalhou em três clubes no ano de 2023 – Raul Baretta/ Santos FC
Com três clubes em 2023, Paulo Turra está livre no mercado. Por muitos anos auxiliar de Felipão, o ex-zagueiro passou pelo Athletico Paranaense, Santos e Vitória de Guimarães, de Portugal, na última temporada.
Paulo Autuori
Paulo Autuori observando treino do Cruzeiro – Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Campeão mundial e bicampeão da Libertadores, Autuori é um dos nomes livres que ostenta grande currículo. Depois de investidas como coordenador técnico, assumiu mais uma vez o Cruzeiro. Foram seis jogos, duas vitórias e quatro empates para livrar a Raposa do rebaixamento.
Diego Alonso
O técnico Diego Alonso em entrevista coletiva – Pablo Porciuncula / AFP
Treinador do Uruguai na Copa do Mundo de 2022, Alonso teve seus melhores trabalhos no México, onde faturou a Champions da Concacaf por Pachuca e Monterrey. Passou pelo Sevilla em 2023, onde venceu duas vezes, empatou cinco e perdeu sete em 14 partidas.
Bruno Lage
Trabalho do técnico português fez Botafogo perder gordura na liderança – Vitor Silva/Botafogo
O português de 47 anos, com passagens por Benfica e Wolverhampton, está livre desde que deixou o Botafogo. No Brasil, não conseguiu desempenhar bom desempenho e fez parte da queda de rendimento do Glorioso no Brasileirão.
Domènec Torrent
Domènec Torrent e Filipe Luís no Flamengo
Auxiliar de Pep Guardiola durante anos, não emplacou no Brasil durante passagem pelo Flamengo. O último trabalho foi um curto período no turco Galatasaray na temporada 2021/22.
Gabriel Heinze
Quando jogador, Heinze passou por Manchester United e Real Madrid. Por outro lado, à beira do campo, o argentino ainda precisa se provar. Em 2023, treinou o Newell’s Old Boys, pelo qual venceu 18 jogos, empatou 16 e perdeu 16.
Carlos Queiroz
Carlos Queiroz passou por Real Madrid e pela seleção portuguesa
Nascido em Moçambique na época de colonização portuguesa, Carlos Queiroz vem de quatro trabalhos consecutivos em seleção: Portugal, Irã, Colômbia, Egito, Irã (nova passagem) e Catar. Auxiliar do Manchester United entre 2004 e 2008, tem bom currículo e pode ser boa opção para grandes do Brasil.
Luiz Felipe Scolari
Felipão não é mais técnico do Galo – Pedro Souza / Atlético
Campeão do mundo em 2002 com a seleção brasileira e dono de um dos mais vitoriosos currículos do futebol mundial, Felipão está livre no mercado. O técnico de 75 anos deixou o Atlético Mineiro no início deste ano, onde teve um trabalho de altos e baixos.
Mano Menezes
Mano deixa o Corinthians após vinte partidas – Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Após iniciar 2024 em má fase com o Corinthians, o gaúcho de Passo do Sobrado foi demitido. Ao todo, acumula na carreira passagens por Internacional, Palmeiras, Cruzeiro e outros grandes do país.
Fernando Santos
Depois de comandar Portugal por oito anos, Santos não vive bons momentos. Em 2023, ficou à frente da Polônia por seis jogos e neste ano treinou o Besiktas, da Turquia, em 16 compromissos.
Carlos Carvalhal
Antigo sonho de clubes do Brasil, o português não assume um trabalho desde que deixou o Olympiakos, da Grécia. Antes, comandou clubes como o Celta de Vigo, o Braga e o Rio Ave.
Jorge Sampaoli
Sampaoli deixou o Flamengo após 39 jogos – Marcello Zambrana/AFP
Velho conhecido das torcidas de Santos, Atlético Mineiro e Flamengo, Sampaoli tem como característica o envolvimento em polêmicas. Em 2023, deixou o Rubro-Negro com 39 jogos, 20 vitórias, 11 empates e nove derrotas.
Cláudio Caçapa
O ex-zagueiro teve um curto período como auxiliar do Botafogo em 2023 e deixou boa impressão. Após isso, não brilhou no RWD Molenbeek, da Bélgica, e foi demitido com 28 jogos.
Cláudio Caçapa passou pelo Molenbeek – @claudiocacapa / Instagram
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.