Publicidade
Publicidade

Atletas com experiência em Copa do Mundo são destaques da Libertadores 2024

Todos os grupos da competição possuem jogadores que já foram convocados para Mundiais, confira a lista e fique de olho

O sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores 2024 aconteceu na última segunda-feira, 19. Entre grupos mais complicados por conta de adversários, viagens longas e altitudes, os times brasileiros não se enfrentarão na fase inicial da competição. Apesar disso, uma coisa é certa: todos os grupos contam com pelo menos um jogador que já participou de uma Copa do Mundo.

Publicidade

No Grupo A, o Fluminense conta com quatro estrelas brasileiras que atuaram em Copa do Mundo. Douglas Costa e Renato Augusto (2018), Felipe Melo (2010) e Marcelo (2014 e 2018). Além dos craques do Tricolor das Laranjeiras, o Colo-Colo, do Chile, tem o polêmico Arturo Vidal em seu elenco, que atuou nos mundiais de 2010 e 2014 pela seleção chilena.

Douglas Costa com a bola durante partida da Copa do Mundo de 2018 - Lucas Figueiredo/CBF
Douglas Costa com a bola durante partida da Copa do Mundo de 2018 – Lucas Figueiredo/CBF

No Grupo B, do São Paulo, além de Luiz Gustavo e do dono do gol mais bonito da Copa do Mundo de 2014, James Rodríguez, o Barcelona-EQU tem em seu elenco o atacante Djorkaeff Reasco, que foi convocado pelos equatorianos para o Mundial de 2022, no Catar.

Publicidade
James Rodríguez em ação pela Colômbia na Copa do Mundo de 2014 - EPA/ANTONIO LACERDA
James Rodríguez em ação pela Colômbia na Copa do Mundo de 2014 – EPA/ANTONIO LACERDA

O Grupo C, que tem Grêmio, Estudiantes-ARG, Huachipato-CHI e The Strongest-BOL, também tem jogadores de Copa do Mundo. No tricolor, Pedro Geromel, convocado por Tite para a Copa do Mundo de 2018 e Diego Costa, que atuou pela Espanha nos mundiais de 2014 e 2018, entram na lista.

Além dos gremistas, Enzo Pérez, meio campista do Estudiantes de La Plata e que ficou conhecido por jogar uma partida no gol quando atuava no River Plate-ARG, foi vice-campeão mundial pela Argentina em 2014, no Maracanã.

Diego Costa em ação pela Espanha na Copa do Mundo de 2014 - Javier Garcia Martino / Photogamma.
Diego Costa, à direita, em ação pela Espanha na Copa do Mundo de 2014 – Javier Garcia Martino / Photogamma

O Grupo D, do Botafogo, tem o goleiro Alexander Domínguez, equatoriano que foi convocado para as Copas do Mundo de 2014 e 2022. No Catar, foi companheiro do atacante Michael Estrada, ambos jogam pela LDU.

Publicidade

No mesmo grupo, o Universitário, do Peru, conta com o defensor Aldo Corzo, que foi convocado pela seleção peruana na Copa do Mundo de 2018.

Já no Junior Barranquilla, da Colômbia, o veterano Carlos Bacca foi convocado para duas Copas do Mundo, nos anos de 2014 e 2018.

Alexander Domínguez atuando na Copa do Mundo de 2014, no Brasil - AP Photo/Andrew Medichini
Alexander Domínguez atuando na Copa do Mundo de 2014, no Brasil – AP Photo/Andrew Medichini

O Grupo E, do Flamengo, conta com diversos jogadores que atuaram em Copa do Mundo. Dentre eles, Pedro e David Luiz jogaram pelo Brasil, enquanto Viña, Arrascaeta, Varela e De La Cruz jogaram pelo Uruguai.

David Luiz em partida da Copa do Mundo de 2014 - Levi Bianco
David Luiz em partida da Copa do Mundo de 2014 – Levi Bianco

Palmeiras, Independiente Del Valle, San Lorenzo e Liverpool-URU dividem espaço no Grupo F. O palmeirense Weverton foi convocado para a Copa do Mundo de 2022, assim como Moisés Ramirez, goleiro do IDV e Romario Ibarra, também da equipe equatoriana.

Weverton foi convocado por Tite para a Copa do Mundo de 2022 - Lucas Figueiredo/CBF
Weverton foi convocado por Tite para a Copa do Mundo de 2022 – Lucas Figueiredo/CBF

O Grupo G, do Galo, também tem alguns jogadores que atuaram na principal competição de futebol do planeta. Do Atlético-MG, Hulk, Eduardo Vargas e Alan Franco já foram chamados por seus respectivos técnicos para a Copa do Mundo, além, é claro, de Felipão, campeão do mundo em 2002 como técnico.

O Peñarol conta com um dos jogadores que é dono de uma das maiores polêmicas das Copas do Mundo. Byron Castillo foi acusado de ter sido irregularmente escalado pela seleção equatoriana, já que, segundo a acusação, ele teria nascido na Colômbia, não no Equador.

Hulk, do Brasil
Hulk esteve na Copa do Mundo de 2014

O último grupo está recheado de craques que já atuaram em Copas do Mundo. No River Plate, Franco Armani fazia parte da delegação campeã do mundial de 2022, além de ter sido convocado e titular na Rússia, em 2018. Além dele, o colombiano Miguel Borja também esteve no Mundial da Rússia.

No entanto, o destaque do grupo fica no Libertad Roque Santa Cruz, paraguaio de 42 anos, atuou nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010, a última ao lado de seu parceiro de clube, Óscar Cardozo, hoje com 40 anos.

Roque Santa Cruz em ação pelo Paraguai na Copa do Mundo de 2010 - EFE/KERIM
Roque Santa Cruz em ação pelo Paraguai na Copa do Mundo de 2010 – EFE/KERIM

 

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.

Publicidade