Athletico-PR campeão: o retrospecto dos clubes no ano do centenário
Furacão já garantiu ao menos uma taça no aniversário de 100 anos; Corinthians, Palmeiras e Flamengo decepcionaram, enquanto Vasco teve centenário sonhado
O Athletico Paranaense venceu o Maringá por 3 a 0, no último sábado, 6, e conquistou o Campeonato Paranaense, pois já havia vencido o jogo de ida por 1 a 0. Assim, o Furacão começou com o pé direito o seu centenário, algo que outros grandes clubes do país não conseguiram.
Agora, a equipe treinada por Cuca muda o foco para as outras competições da temporada. Neste ano, o Athletico ainda disputa o Brasileirão, a Sul-Americana e a Copa do Brasil. A conquista no estadual ao menos já garantiu uma glória para a temporada em que completa 100 anos. Na história do futebol brasileiro, algumas equipes tiveram conquistas junto da comemoração, enquanto outras amargaram resultados ruins.
Os centenários de clubes brasileiros
Atlético Mineiro (2008)
Quando completou 100 anos, o Galo apostou em Petkovic, Souza e Marques no ataque. Dentro de campo, porém, os resultados não foram satisfatórios. Sem nenhum título, terminou o Brasileiro em 12º, foi eliminado nas quartas de final da Copa do Brasil e caiu na segunda fase da Copa Sul-Americana.
Botafogo (2004)
O Fogão teve uma temporada para esquecer em 2004. Sem sequer disputar as finais do estadual, o alvinegro ainda escapou do rebaixamento do Brasileirão na última rodada, ficando em 20°, e caiu na segunda fase da Copa do Brasil.
Corinthians (2010)
O Timão chegou em seu centenário sob enorme expectativa. Com Ronaldo Fenômeno no elenco, o Corinthians, porém, não levou nenhum título. O time ainda terminou em terceiro no Brasileirão e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo Flamengo. Amargou diversas piadas sobre o “centenada”.
Cruzeiro (2021)
Um deprimente aniversário de 100 anos marcou negativamente a história cruzeirense. Vivendo um momento de grave crise, a Raposa não venceu nenhum título, caiu na terceira fase da Copa do Brasil e ainda chegou a brigar contra o rebaixamento na Série B.
Flamengo (1995)
Nem mesmo o “ataque dos sonhos”, com Edmundo, Romário e Sávio, salvou os 100 anos do Flamengo em 1995. O Rubro-Negro esbarrou em problemas internos, caiu ainda na primeira fase do Brasileiro e chegou só às quartas da Copa do Brasil. Fechou a temporada sem taças.
Fluminense (2002)
Na contramão do maior rival, o Fluminense teve um bom centenário. Campeão carioca, o Tricolor ainda chegou à semifinal do Campeonato Brasileiro e às quartas de final da Copa do Brasil.
Grêmio (2003)
Comemorar o aniversário de 100 anos também não foi muito vantajoso para o Grêmio. Sem nenhum troféu, terminou o Brasileirão em 20° colocado (escapou da degola numa edição com 24 times), caiu ainda na primeira fase da Sul-Americana e chegou às quartas da Libertadores.
Internacional (2009)
Em anos de alta, o Colorado pôde gritar “é campeão” em 2009. O Inter levou o título gaúcho e a Copa Suruga Bank daquele ano. Além disso, chegou ao vice-campeonato do Brasileiro e da Copa do Brasil, e caiu nas oitavas da Sul-Americana.
Palmeiras (2014)
O centenário do Palmeiras quase acabou em tragédia. Sem nenhuma taça e eliminado nas oitavas da Copa do Brasil, o Verdão lutou até a última rodada contra o rebaixamento e terminou o Brasileirão salvo na 16ª posição.
Santos (2012)
Com o status de atual campeão da Libertadores, o Peixe ainda teve títulos em 2012. Com Neymar em alta, venceu o Paulistão e a Recopa. Chegou à semi da Libertadores e à oitava posição no Brasileirão.
Vasco (1998)
Apesar da eliminação na primeira fase do Campeonato Brasileiro, o Vasco teve um centenário de luxo. Coroando uma geração vencedora, levou o título estadual e o da Libertadores.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.