• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Placar

A 500 dias dos Jogos, Tóquio-2020 lança pictogramas das modalidades

Desenhos foram criados em 1964, na última vez que Tóquio sediou a Olimpíada

Publicado por: Estadão Conteúdo e EFE em 12/03/2019 às 10:03 - Atualizado em 28/09/2021 às 13:59
A 500 dias dos Jogos, Tóquio-2020 lança pictogramas das modalidades
Pictogramas da Olimpíada de Tóquio

Faltando 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, a organização do evento lançou nesta terça-feira, 12 (noite de segunda no Brasil), os pictogramas que vão representar as modalidades em disputa na Olimpíada, que acontece entre 24 de agosto e 9 de setembro do próximo ano.

Publicidade

Em cerimônia realizada na capital japonesa, o Comitê Organizador dos Jogos divulgou um vídeo curto em que revela 50 pictogramas de todas as modalidades do programa olímpico de Tóquio-2020, incluindo as novidades, como surfe, escalada, skate (que possui duas disputas), basquete 3 por 3 e beisebol/softbol.

Os pictogramas, que serão referência visual de cada modalidade durante as competições, tem formato quadrangular e apresentam desenhos simples e simbólicos dos esportes, oscilando entre as cores azul-marinho e branca. Eles são obra do designer Masaaki Hiromura, que tentou expressar “a beleza dinâmica dos atletas”, respeitando “o legado dos pioneiros” de 1964 — ano da primeira Olimpíada na capital do Japão —, disse a organização dos Jogos em comunicado.

Publicidade

O lançamento dos símbolos, que contou com a presença de crianças, marca o início da contagem regressiva para Tóquio-2020. Os pictogramas olímpicos, que foram usados pela primeira vez no evento realizado na capital japonesa há 55 anos, surgiram como uma necessidade para a comunicação visual de um grupo crescente de atletas e espectadores estrangeiros em um país com um idioma complicado e onde a língua inglesa continua sendo pouco falada por grande parte da população.

Continua após a publicidade

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS