Publicidade
Publicidade

Técnico do adversário do Palmeiras já orientou Messi e Neymar

Jorge Pautasso, do Melgar, foi auxiliar de Tata Martino durante dezoito anos, e acumula passagens pelas seleções paraguaia e argentina e pelo Barcelona

O técnico do Melgar, Jorge Pautasso, até pouco tempo atrás distribuía os coletes nos treinos para Lionel Messi, orientava o posicionamento de Neymar e conversava com Andrés Iniesta. O argentino de 57 anos construiu uma longa carreira como auxiliar, inclusive com passagem pelo Barcelona, até deixar neste ano de ser o braço direito de outros treinadores para ele próprio assumir o cargo de comandante, no Melgar, do Peru, que nesta terça-feira, 12,  enfrenta o Palmeiras às 19h15 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, pela Libertadores. A partida terá transmissão exclusiva do canal de TV fechada Fox Sports.

Publicidade

Pautasso construiu uma sólida carreira de auxiliar graças à parceria com Gerardo “Tata” Martino. Os dois são amigos há muito tempo e jogaram juntos no Newell’s Old Boys, onde foram campeões argentinos. Em 1998, eles decidiram formar uma dupla e durante dezoito anos trabalharam juntos em clubes, assim como nas seleções do Paraguai e da Argentina, além do Barcelona, na temporada 2013/14. Um dos resultados mais expressivos da dupla foi ter conseguido levar o Paraguai às quartas de final da Copa do Mundo de 2010.

O atual treinador do Melgar decidiu seguir carreira longe do amigo em 2016, ao saírem da seleção argentina depois do vice na Copa América Centenário. Pautasso teve no ano seguinte um outro trabalho como auxiliar, no Deportivo Cali, da Colômbia, até que, no fim do ano passado, aceitou o desafio de estrear como técnico efetivo na equipe do Melgar.

Publicidade

Martino continuou a carreira depois disso na América do Norte. Dirigiu inicialmente o Atlanta United, dos Estados Unidos, e neste ano assumiu o comando da seleção mexicana. Em vez de ter Pautasso como braço direito, o técnico escolheu outros três ex-companheiros dos tempos de jogador do Newell’s Old Boys: Jorge Thelier, Sergio Giovagnoli e Noberto Scoponi.

Pautasso tem sido bem avaliado no Peru, principalmente por ter conseguido fazer a equipe passar pelas duas fases prévias da Copa Libertadores e garantido vaga na fase de grupos. No Campeonato Peruano, que ainda está em suas rodadas iniciais, o Melgar ocupa a 17ª e penúltima colocação, com um empate e duas derrotas.

Continua após a publicidade

Publicidade