Museu do Futebol transmite os jogos da seleção feminina nas Olimpíadas
Um telão será instalado na área externa do museu, no estádio do Pacaembu; público poderá visitar a exposição principal, atualizada com a trajetória das mulheres
A Olimpíada de Paris já começou e quem estiver procurando onde assistir aos Jogos da seleção brasileira feminina de futebol tem uma ótima opção em São Paulo: o Museu do Futebol vai transmitir as partidas gratuitamente em um telão de LED instalado em sua área externa.
As partidas também poderão ser acompanhadas no auditório do Museu, com capacidade para 174 pessoas. A concentração para assistir aos jogos começa uma hora antes de cada partida. Quem quiser aproveitar para visitar o Museu, reinaugurado recentemente após obras de reformulação, pode adquirir os ingressos na bilheteria.
Localizado no Estádio do Pacaembu, o Museu do futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo.
O Brasil entra em campo pela primeira vez na quinta-feira, 25 de julho, às 14h, contra a Nigéria. A próxima partida será no domingo, 28, às 12h, contra o Japão. A fase de grupos termina na quarta-feira 31, às 12h, e as adversárias serão as espanholas. Antes de cada jogo, o público acompanhará curtas-metragens exibidos pela equipe do Museu sobre a modalidade.
O futebol feminino agora tem mais espaço após a renovação do Museu, reaberto ao público recentemente. Ao circular pela nova exposição principal, o visitante aprende um pouco mais sobre o histórico feminino no futebol. Na Sala Copas, fotos e vídeos mostram o árduo caminho de resistência percorrido pelas mulheres, que foram proibidas de jogar, por decreto, nos anos 1940.
Por quase quatro décadas elas lutaram pelo direito de entrar em campo. Atletas hoje mundialmente conhecidas carregam o nome do Brasil mundo afora. Marta é uma delas e por isso também tem destaque especial na exposição. A jogadora gravou um vídeo no qual se despede do público no final das visitas ao museu.
Outras modalidades
Além de exibir os jogos da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, o Museu transmitirá a performance dos atletas brasileiros em outras modalidades como vôlei, handebol, basquete, rúgbi, entre outras.
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e foi um dos pioneiros do país na utilização de recursos audiovisuais e interativos para tratar de um patrimônio imaterial. É um museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
O projeto de renovação é a primeira grande intervenção realizada no Museu nestes quinze anos e tem o objetivo de promover atualização tecnológica, implementação de novas experiências interativas e inclusão de novos conteúdos. Entre os destaques, estão a maior presença do futebol de mulheres e uma nova sala em homenagem a Pelé.
Ao longo dos primeiros quinze anos de funcionamento, o Museu acumula mais de 4,7 milhões de visitantes presenciais, 22 exposições temporárias realizadas e outras 17 virtuais, mais de 440 eventos de programação cultural e 635 mil estudantes atendidos pelo Núcleo Educativo. É uma instituição de referência em acessibilidade para todos os públicos, tendo recebido vários prêmios na área.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Estádio do Pacaembu – SP
Funcionamento
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até 17h).
Ingressos: R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis para todos às terças-feiras
Saiba mais: www.museudofutebol.org.br