Clube saudita já contou com jogadores que brilharam nas Laranjeiras em diferentes momentos; confira a lista
Fluminense e Al-Hilal se enfrentam logo mais, às 16h (de Brasília), em duelo decisivo pelas quartas de final do Mundial de Clubes. Esta é a primeira vez que o time carioca e o saudita se encontram oficialmente, mas ambos dividem algumas histórias escritas por ídolos em comum, como Rivelino e Thiago Neves.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Este será o terceiro duelo do Fluminense contra equipes árabes em sua história. Em 1982, o Tricolor das Laranjeiras visitou a Arábia Saudita, vencendo o Al-Ahli por 3 a 2 e mais tarde empatando em 2 a 2 com o Al-Shabab.
O forte investimento no futebol parece recente, mas o país árabe abriu as portas para os estrangeiros na década de 70. No primeiro ano de aceitação, o Al-Hilal contratou o brasileiro Zagallo para comandar o que seria o título nacional de 1978/79. O Velho Lobo foi idolatrado no Botafogo e seleção brasileira, mas já havia trabalho também no Fluminense, sendo campeão carioca em 1971.
O Al-Hilal campeão saudita de 79 tinha Zagallo como técnico e um outro brasileiro atuando dentro de campo: Rivelino. Este sim ídolo do clube carioca, Riva trocou justamente as Laranjeiras por Riade, onde permaneceu até se aposentar em 81 – Rivelino se tornou um dos maiores ídolos do time saudita.
Após Zagallo, o brasileiro Joel Santana também foi ser técnico na Arábia Saudita, pelo mesmo Al-Hilal, entre 1987 e 1990. Papai Joel foi bicampeão saudita (88 e 90).
A lista de jogadores/técnicos que passaram pelo Fluminense e Al-Hilal aumentou ao longo dos anos: Valdir Espinosa, Somália e Digão.
Thiago Neves é um dos ídolos recentes do Fluminense e Al-Hilal – Divulgação/Al Hilal
Mais recentemente, Thiago Neves colocou seu nome também na lista. O meia foi autor de quatro gols na final da Libertadores de 2008, contra a LDU, que terminou com o vice-campeonato tricolor. Depois da frustração, Thiago Neves defendeu o Al-Hilal entre 2009 e 2011, conquistando dois títulos nacionais.
Thiago Neves ainda retornou para o Fluminense para ser campeão carioca e brasileiro em 2012, e mais tarde retornou ao Al-Hilal, em última passagem, para ganhar a Copa do Rei, em 2015.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.