Com dores na tíbia, Paulinho tem atuado por cerca de 30 minutos durante as partidas do Palmeiras no Mundial; atacante foi herói nas oitavas
Autor do gol que classificou o Palmeiras às quartas de final do Mundial de Clubes, Paulinho passará por uma nova cirurgia após a competição. Depois de Abel Ferreira revelar a notícia na sequência da vitória sobre o Botafogo, o clube deu detalhes sobre a avaliação para o procedimento cirúrgico do jogador.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“A gente entende que as dores limitam o atleta, podem piorar cada vez mais. É um atleta que faz parte de um projeto de longo prazo, é jovem, talentoso. Explicamos para ele quais seriam as possibilidades de tratamento e, entendendo tudo isso, optou-se por fazer uma um novo tratamento. Aqui, a gente não quer que ele passe uma temporada se colocando em risco de ter outros tipos de lesão. Foi conversado novamente com ele e a comissão técnica e chegou-se à conclusão de que o melhor a se fazer fosse interromper essa fase para a gente fazer uma nova cirurgia”, detalhou Pedro Pontin, coordenador médico do clube.
Pontin ainda explicou que o novo procedimento consiste em utilizar uma fixação no osso da tíbia de Paulinho, com o objetivo de dar mais estabilidade ao jogador.
“A gente pretende usar um implante que seja resistente o suficiente para aguentar a nova carga que ele vai ser submetido posteriormente. Agrega-se a essa fixação o que a gente chama de enxerto ósseo, que é um material do próprio corpo do atleta colocado no local da lesão. Essa fixação vai prover estabilidade para aguentar futuramente as cargas de treinos e jogos que o atleta será submetido”, declarou o médico.
Ver esta publicação no Instagram
Paulinho chegou ao Palmeiras no início da temporada, sendo anunciado no último dia de 2024. Ainda de acordo com Pedro Pontin, o atacante se apresentou ao clube em “condição especial”, pois ainda se recuperava da lesão que sofreu no seu antigo clube, o Atlético-MG.
“Ele veio contratado de uma equipe que, ao longo do ano, diagnosticou uma reação de estresse na tíbia. Foi constatado uma fratura de estresse. Ao longo da última temporada ele jogou, de acordo com o que já foi amplamente divulgado, com muitas limitações. De maneira conjunta com o antigo departamento médico da equipe, foi planejado fazer um tratamento ao final da temporada. Ele foi operado por essa equipe e nós recebemos o atleta com 15 dias de cirurgia, já com todas as informações necessárias em relação ao que ele havia passado e o procedimento que foi submetido, para a gente dar sequência ao processo de recuperação”, explicou.
A cicatrização da lesão durou entre três e quatro meses. De acordo com o médico do Palmeiras, o período estava dentro do prazo previsto. Depois disso, a programação da recuperação passou por um cronograma de reabilitação física até que o jogador pudesse treinar com o elenco e estrear. A primeira partida do atacante com a camisa do Verdão aconteceu em abril, na vitória sobre o Corinthians por 2 a 0.
Assim, Paulinho chegou para a disputa do Mundial de Clubes com um planejamento especial. O jogador tem atuado por cerca de 30 minutos durante a partida, sob uma carga avaliada pelo departamento médico do clube, junto com a comissão técnica comandada por Abel Ferreira.
“A gente fez um planejamento para que ele pudesse participar do Mundial com uma performance esperada para ele, porque é um atleta que tem um talento, uma qualidade técnica muito alta e que precisava ter um físico para conseguir entregar esse resultado. Então durante a preparação, conciliando todos esses fatores, a gente conseguiu trazer para o Mundial em uma condição em que a carga fosse controlada. Estipulamos uma minutagem para que ele se sentisse confortável para desempenhar o jogo e participar dos treinos”, revelou Pedro Pontin.
Apesar do controle de carga, Paulinho segue com dores e por isso passará pela nova cirurgia ao final do Mundial de Clubes. O jogador foi contratado como reforço de peso para a atual temporada palmeirense. Mesmo com as dores e a previsão da cirurgia, ele segue à disposição de Abel Ferreira para o duelo contra o Chelsea, pelas quartas de final da competição intercontinental. O duelo acontece na sexta-feira, 4, a partir das 22h (de Brasília).