United e Tottenham vencem e encaminham final inglesa na Liga Europa
Casemiro brilhou na vitória por 3 a 0 do Manchester United sobre o Athletic Bilbao no San Mamés, palco da decisão em 21 de maio

Os jogos de ida da semifinal da Liga Europa encaminharam uma final inglesa. Na Espanha, o Manchester United não tomou conhecimento do Athletic Bilbao e venceu por 3 a 0, em pleno San Mamés, mesmo palco da final, com um gol do brasileiro Casemiro.
Já em Londres, o Tottenham venceu a zebra do torneio, o norueguês Bodø/Glimt por 3 a 1, e também se aproximou da decisão do dia 21 de maio. Os jogos de volta da semifinal acontecem na próxima quinta-feira, 8, em Manchester e em Bodo.
Apesar da péssima fase na Premier League, da qual é o 14º colocado, o Manchester United foi soberano em Bilbao e abriu o placar com Casemiro, de cabeça. Pouco depois, o zagueiro Vivian cometeu pênalti em Højlund e foi expulso, complicando ainda mais a vida da equipe basca. O português Bruno Fernandes foi para a cobrança e ampliou.
O Athletic se viu perdido e o United fechou a conta ainda no fim do primeiro tempo, quando Ugarte deu um belo passe de calcanhar para Bruno Fernandes marcar seu segundo. A equipe de Bilbao tinha grande expectativa por poder disputar a decisão em seu estádio, mas agora precisará de um milagre em Old Trafford.
Tottenham pode encerrar longo jejum
No Tottenham Hotspur Stadium, Brennan Johnson, Maddison e Solanke fizeram os gols da equipe inglesa, enquanto Saltnes diminuiu para os visitantes.
Um clube inglês não conquista a Europa League (antiga Copa da Uefa) desde o Chelsea em 2019, em final caseira contra o Arsenal. O Tottenham, por sua vez, quer quebrar um jejum que já dura quase 20 anos, já que seu último título foi a Copa da Liga Inglesa de 2008. A equipe londrina tem dois títulos da Copa Uefa, em 1972 e 1984, e agora sonha com o tri.