Publicidade
Publicidade

Maguire e Fofana: Leicester fatura R$ 789 milhões com vendas de zagueiros

Novo reforço do Chelsea, zagueiro francês tem valores e ex-clube em comum com o defensor do United; conseguirá superar relação expectativa-realidade?

O Chelsea surpreendeu nesta quarta-feira, 31, ao anunciar poucas horas antes do fechamento da janela de transferências a contratação do zagueiro francês Wesley Fofana, de apenas 21 anos. Chama atenção na negociação o valor acordado entre as partes: 69,5 milhões de libras, ou 80,5 milhões de euros (419 milhões de reais pela cotação atual), segundo o tabloide inglês The Athletic.

Publicidade

Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

O final feliz para o acordo alça o prodígio a condição de maior investimento do clube londrino na temporada e de segundo maior da história envolvendo um jogador da posição.

Curiosamente, ele só é desbancado por outro ex-defensor do próprio Leicester: Harry Maguire, contratado pelo Manchester United em 2019 por 87,1 milhões de euros (370 milhões de reais á época) e alvo preferido de críticas nos recentes fracassos dos Red Devils.

Publicidade

Maguire, apesar da titularidade na seleção inglesa e da liderança em atuações nas duas temporadas pelo Leicester, frustra torcedores pela relação expectativa-realidade depositada desde a sua chegada.

Ele saiu como maior culpado pela última eliminação na Liga dos Campeões, responsabilizado por duas goleadas para o Liverpool, teve a braçadeira de capitão questionada e, por muitas vezes, foi ridicularizado em memes virais nas redes sociais.

Harry Maguire, do Manchester United, e Luis Muriel, da Atalanta
Maguire: contestado e até ridicularizado por torcedores –

Fofana, diferente de Maguire, chega a um dos integrantes do Big Six – modo como são chamados os seis principais clubes do país – cinco anos mais jovem e menos pressionado, já que ainda deverá brigar para conquistar espaço com Thiago Silva e Koulibaly.

Publicidade

Com 1,90m de altura, ele chegou ao Leicester em 2020, após duas temporadas pelo Saint-Étienne, credenciado por passagens pelas seleções de base da França. De acordo com o site Transfermarkt, o valor desembolsado à época foi de 35 milhões de euros.

Pelo Leicester foram duas temporadas, uma delas atrapalhada por grave lesão -
Pelo Leicester foram duas temporadas, uma delas atrapalhada por grave lesão –

Titular em 38 das 42 partidas logo na temporada como debutante na Premier League, sofreu um enorme revés na segunda temporada quando fraturou a fíbula da perna esquerda durante um amistoso contra o Villarreal. Ele sofreu um carrinho do atacante Fer Niño e ficou com uma das pernas presas ao gramado.

O Leicester ainda resistiu a diversas investidas do Chelsea antes de aceitar a saída, de acordo com informações do The Athletic. Os Blues, por sua vez, buscavam por reposições após as saídas dos zagueiros Rudiger, para o Real Madrid, e Christensen, para o Barcelona.

A publicação ainda diz que uma vaga entre os 26 convocados para a seleção francesa na Copa do Mundo do Catar não está descartada para o defensor. Ele assinou contrato de sete anos, até junho de 2029.

Fafana foi a sexta contratação do Chelsea na temporada. Antes dele, o clube acertou com o lateral-esquerdo espanhol Marc Cucurella, com o atacante inglês Sterling, o zagueiro senegalês Koulibaly, além do meia inglês Chukwuemeka e do goleiro americano Gabriel Slonina.

Até lá, com enorme expectativa, o jovem espera ir bem além do que Maguire fez até aqui com a camisa do United.

Confira a lista com os zagueiros mais caros da história:

1. Harry Maguire (Manchester United, 2019): 87,1 milhões de euros
2. Wesley Fofana (Chelsea, 2022): 80,5 milhões de euros
3. Matthijs de Ligt (Juventus, 2019): 85,5 milhões de euros
4. Virgil van Dijk (Liverpool, 2018): 84,7 milhões de euros
5. Lucas Hernández (Bayern de Munique, 2019): 80 milhões de euros
6. Rúben Dias (Manchester City, 2020): 68 milhões de euros
7. Aymeric Laporte (Manchester City, 2017): 65 milhões de euros
8. Ben White (Arsenal, 2021): 58,5 milhões de euros
9. Lisandro Martínez (Manchester United, 2022): 57,4 milhões de euros
10. John Stones (Manchester City, 2016): 55,6 milhões de euros

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade