Publicidade
Publicidade

Julián Álvarez quer repetir sucesso sul-americano no Atleti

Atacante de 24 anos trocou o banco do Manchester City por papel de destaque no Atlético de Madrid; relembre sul-americanos que brilharam pelos Colchoneros

O Atlético de Madrid anunciou na última segunda-feira, 12, a compra de Julián Álvarez. O atacante argentino trocou o Manchester City pelo clube espanhol e pode se tornar mais um sul-americano a escrever história com a camisa dos Colchoneros.

Publicidade

Álvarez chega ao Atleti após ser reserva durante a última temporada do time de Pep Guardiola. Desde que chegou ao clube inglês, em 2022, ele acumulou 103 partidas, com 36 gols e 17 assistências. Contudo, foi titular 62 vezes, em meio à dura concorrência de Erling Haaland.

Tratado como um dos grandes jovens da atualidade, o argentino é o 7º atleta da América do Sul do atual elenco. Comandado pelo compatriota Diego Simeone, Julián naturalmente chega com o peso de reeditar passagens de outros atacantes sudacas.

Publicidade

Atacantes sul-americanos destaques no Atlético de Madrid

Radamel Falcao García

Contratado do Porto pelo Atlético em 2011, o colombiano é um dos retratos dessa “Era Simeone”. Com a camisa da equipe espanhola, Falcao fez 91 partidas, marcou 70 gols e ainda anotou nove assistências.

O centroavante venceu os títulos da Liga Europa, da Supercopa da Europa e da Copa do Rei. Depois de brilhar, Falcao trocou o Atleti pelo Monaco, por 43 milhões de euros, em 2013.

Kun Aguero

Revelado pelo Independiente, o atacante argentino foi negociado com os Colchoneros em 2006. Com apenas 18 anos, chegou a Madri e se destacou a ponto de ser negociado com o Manchester City, em 2011, por 40 milhões de euros.

Publicidade

Em cinco anos pelo Atlético de Madrid, Aguero marcou 101 gols e deu 45 assistências em 234 jogos. Ele ainda venceu a Liga Europa 2009/10 e a Supercopa da Europa de 2010.

Diego Forlán

Depois de passagens por Independiente, Manchester United e Villarreal, Forlán foi contratado pelo Colchonero em 2007. Marcando uma virada de chave no otimismo do clube, o uruguaio conquistou a Liga Europa e a Supercopa, ao lado de Aguero.

Forlán fez 198 partidas pelo time da capital da Espanha. Ao todo, foram 96 gols e 31 assistências.

Quanto Julián Álvarez custou para o Atlético de Madrid?

Julián Álvarez custou 75 milhões de euros (cerca de 462 milhões de reais), com 20 milhões de euros (123 milhões) adicionais previstos em bônus e assinou por seis anos. O atacante também se tornou a segunda maior da história do Atleti, atrás apenas de João Félix, adquirido por mais de 125 milhões de euros.

Esta transferência é, até o momento, a maior da atual janela de transferências e representa a venda mais cara da história do Manchester City. Anteriormente, a maior venda do clube inglês havia sido a de Raheem Sterling para o Chelsea, em 2022, por 56 milhões de euros.

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade