Florentino Pérez completou nesta semana 25 anos desde que assumiu pela primeira vez a presidência do Real Madrid. Um quarto de século depois, o magnata de 78 anos segue à frente do clube mais vitorioso da Europa e o transformou em um símbolo ainda maior de hegemonia no futebol.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Seguindo sua filosofia “galáctica”, o Real Madrid contratou as maiores estrelas do planeta e conquistou nada menos que 37 títulos, sendo sete Liga dos Campeões, o que fazem de “Don” Florentino Pérez um dos maiores, se não o maior, cartola de todos os tempos.

Mas afinal, quem é Florentino Pérez?

Florentino Pérez Rodríguez nasceu em 8 de março de 1947, em Hortaleza, Madrid, Espanha. Formou-se em Engenharia Civil, com especialização em estradas e portos, ramo onde faria fortuna. Ainda nos anos 1980, atuou como político, passando pelo Ministério do Turismo, Comunicações e Transportes e pelo Ministério da Pesca e da Agricultura da Espanha.

Já nos anos 1990, consagrou-se como homens de negócio, à frente do grupo ACS, uma das maiores empresas da Espanha, da qual segue como CEO e presidente. Mas a construção civil era pouco para as ambições do apaixonado torcedor merengue.

Quando surgiu como candidato à presidente pela primeira vez, em 1995 , Florentino era um “outsider”, termo usado para quem vem de fora do sistema tradicional. Sem passado esportivo relevante e anônimo para o grande público, era visto como um corpo estranho na corrida presidencial.

Em sua primeira tentativa, acabou derrotado por Ramón Mendoza, que logo seria substituído por Lorenzo Sanz, em razão de problemas econômicos e esportivos do clube. O sucesso esportivo, enfim, retornou à capital espanhola, o que não impediu o retorno de Pérez à disputa, em 2000.

Primeiro ato: o furacão Figo

O reforço Luís Figo, entre Florentino Pérez e a lenda Alfredo Di Stéfano, em julho de 2000 - EFE/JOSE HUESCA