Atacante de origem nigeriana, autor do gol de título inédito em Wembley, se vê como um "peão" de xadrez - mas está muito mais para uma "rainha"
O Crystal Palace foi campeão inédito neste sábado, 17, ao vencer o Manchester City na final da FA Cup, em Wembley. O título conquistado veio com gol decisivo de Eberechi Eze, atacante inglês de origem nigeriana e principal destaque da temporada dos Eagles.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Eberechi Eze loves a chess comparison! ♟️#CPFC pic.twitter.com/HZneYcyTZ5
— Match of the Day (@BBCMOTD) May 16, 2025
Fã de xadrez, Eberechi Eze se vê como um peão no time do Crystal Palace. A opinião foi dada em entrevista de forma descontraída para a BBC, ainda na atual temporada. “Por que não uma rainha?”, questionou o jornalista, e completou: “Você anda por todos os lados do campo, corre para cima e para baixo, porque não?”. Aos risos, Eze disse: “Talvez eu seja mesmo uma rainha”.
O diálogo acima ajuda a entender a importância do atacante de 26 anos ao Crystal Palace. No clube londrino desde 2020, é ele o autor do gol mais importante da história dos Eagles. Não só isso, Eze soma 12 gols e 12 assistências na temporada.
Para chegar até a temporada de brilho – e que chama a atenção de muitos gigantes na Europa – Eberechi Eze passou por muitas rejeições. Filho de nigerianos, o inglês nasceu no sul de Londres, região do próprio Crystal Palace, no conjunto habitacional em Greenwich.
Aos 13 anos, Eze foi dispensado pelo Arsenal. Seria essa a primeira vez de muitas: “Me lembro de ficar emocionado por causa de todas as emoções, estava prestes a chorar”, disse, ao lembrar de enfrentar os Gunners logo depois da dispensa.
Após o Arsenal, Eze integrou a base do Fulham por dois anos e meio até receber uma nova dispensa. O atacante também foi ignorado em teste do Reading até chegar no Milwall. Em 2016, encerrou-se sua bola de estudos e o Milwall foi mais um clube a dispensá-lo.
Foi então que Eze recebeu o convite do Sunderland, mas uma semana após os testes recebeu a notícia que não seguiria: “Lembro-me de chegar em casa, deitado em beliches com meus irmãos e rezando: ‘Por favor, me dê um contrato profissional, eu sei que consigo.”, disse à BBC.
Tudo mudou em 2019, aos 19 anos. Com contrato com o Queen Park Rangers, o atacante firmou 22 participações em gols e chamou a atenção do Crystal Palace. Na temporada seguinte, foi contratado pelo time londrino e se tornou protagonista. Eberechi Eze tem seu nome marcado na história dos Eagles.
Agora aos 26 anos, Eze é cada vez mais uma certeza também para a seleção – da Inglaterra e não da Nigéria. Convocado em 2023, foi marcar seu primeiro gol com o English Team em março deste ano, contra a Letônia.