Torneio começa nesta sexta-feira, 14 de junho, com Alemanha x Escócia na Allianz Arena, em Munique
A Eurocopa começa nesta sexta-feira, 14, às 16h (pelo horário de Brasília), com a anfitriã Alemanha em campo contra a Escócia. O palco da disputa, o Munich Foot-Ball Arena, o Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, será apenas um dos dez estádios que receberão partidas da competição.
Leia mais: Convocados de todas as seleções da Eurocopa
Estádio Olímpico de Berlim é a casa do Hertha Berlim – BPA (Best Photo Agency)
Palco da final Eurocopa 2024, o estádio localizado na capital Berlim conta com capacidade para 71.000 pessoas, o que o configura como a maior arena da competição. Além de receber os jogos do Hertha Berlin, equipe que atualmente figura na segunda divisão do futebol nacional, o estádio sedia todas as finais de Copa da Alemanha desde 1985. Outros jogos marcantes disputados no Olympiastadion foram a final da Copa do Mundo de 2006, vencida pela Itália, nos pênaltis, e a final da Uefa Champions League de 2015, vencida pelo Barcelona.
O estádio é também a casa da final da Copa da Alemanha feminina – BPA (Best Photo Agency)
Em seguida, localizado na cidade de Colônia, o estádio é a casa do time que leva o mesmo nome. Com capacidade para 43.000 pessoas, o estádio foi reformado para a disputa do mundial de 2006. Uma curiosidade sobre a arena é que ela costuma receber jogos de outros esportes, como futebol americano e hóquei no gelo.
O estádio é a casa do Borussia Dortmund – BPA (Best Photo Agency)
Casa do atual vice-campeão da Champions League, Borussia Dortmund, o estádio foi construído em 1974 e tem capacidade de 62.000 pessoas. Além de receber diversos jogos de mundial e competições europeias, a arena foi palco da final da Taça da Uefa de 2001.
O Düsseldorf brigou para subir na temporada 23/24 – BPA (Best Photo Agency)
Um dos estádios com a menor capacidade do torneio, com 47.000 lugares, é a casa do Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão da Bundesliga e que brigou para subir na última temporada, tendo ficado pelo caminho nos playoffs para subir.
Casa do Eintracht Frankfurt – BPA (Best Photo Agency)
Casa do Eintracht Frankfurt, o estádio foi construído em 1925 em uma das maiores cidades da Alemanha. Também tem capacidade para 47.000 pessoas. Foi uma das casas da Copa do Mundo de 2006 e foi uma das arenas das quartas de final da competição.
A casa de um clube que correu risco de sobrevivência – BPA (Best Photo Agency)
Desde 2001 é a casa do Schalke 04, clube heptacampeão alemão, mas que flertou com a falência algumas vezes nas últimas temporadas. Com capacidade para 50.000 pessoas, foi neste estádio que Cristiano Ronaldo teve seu primeiro grande momento com a camisa de Portugal, decidindo, nos pênaltis, o duelo contra a Inglaterra nas quartas de final da Copa do Mundo de 2006.
A casa do Hamburgo, que perdeu para o Grêmio no mundial de 1983 – BPA (Best Photo Agency)
Além de ser a casa do Hamburgo, campeão da Champions League e o último clube alemão a cair para a segunda divisão, em 2018, é uma arena com capacidade para 49.000 pessoas. Além de 2006, a arena que existe desde 1953 também foi um dos estádios do mundial de 1974.
Casa do RB Leipzig – BPA (Best Photo Agency)
Casa do RB Leipzig, a arena tem capacidade para 40.000 pessoas. Assim como os anteriores, é um dos estádios que fez parte da Copa do Mundo de 2006, com jogos da fase de grupos e das oitavas de final. Foi inaugurado em 2004, no mesmo local em que ficava o Zentralstadion.
Foi onde aconteceu a final da Champions League entre Chelsea e Bayern de Munique – BPA (Best Photo Agency)
É o estádio da abertura da Euro e também a casa do maior campeão alemão, o Bayern de Munique. Já foi o palco da final da Champions League e também foi um dos estádios da Euro 2020 (disputada em 2021). A arena, inaugurada em 2005, tem capacidade para 66.000 lugares.
O Stuttgart se classificou para a Champions League após difíceis anos – BPA (Best Photo Agency)
Por fim, a casa do VfB Stuttgart tem lugar para mais de 50.000 pessoas e é um dos estádios mais históricos da Alemanha. Bem como o estádio do Hamburgo, sediou jogos do mundial de 1974 e também de 2006, quando foi palco da disputa de terceiro lugar. Além disso, foi uma das arenas da campanha do Campeonato da Europa de 1988.
A Eurocopa será disputada até dia 14 de julho, durante um mês completo. Os maiores campeões, Alemanha e Espanha, ambos com três títulos, logo, buscam um inédito tetracampeonato.
Para ficar por dentro destas e de mais curiosidades, resgate o seu Guia da Copa América + Eurocopa. Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.