O Chelsea está novamente dominando a janela de transferências. Desde a aquisição dos empresários Behdad Eghbali e Todd Boehly em 2022, o clube tem consistentemente gastado mais do que seus rivais, assinando com o maior número de jogadores e se desfazendo de membros do regime anterior.

Na última semana, um acordo de £54 milhões (equivalente a quase 380 milhões de reais) para contratar o atacante Pedro Neto do Wolves elevou o total de novas contratações do Chelsea a 12 jogadores, todos com uma média de idade inferior a 21 anos. Desde 14 de junho, o clube investiu £ 243 milhões (mais de R$ 1,7 bilhão), aumentando seu plantel para mais de 50 jogadores profissionais. 

https://twitter.com/ChelseaFC/status/1823027427607462311

A estratégia de contratações jovens

Desde a tomada do controle pela Clearlake Capital e por Boehly, o Chelsea gastou mais de £1,5 bilhão em transferências. A maioria dessas contratações envolveu jogadores jovens, visando valor de revenda futuro e um possível estoque de potencial. Alguns desses jogadores serão emprestados e outros vendidos antes do prazo de 30 de agosto.

 

Por que contratar tantos jogadores?

Essa tem sido uma das perguntas feitas por muitos torcedores. O Chelsea argumenta que não há uma restrição mínima de idade ou salário para adquirir jogadores; cada negócio é avaliado individualmente. Eles acreditam que essa estratégia pode ajudar a diminuir a distância em relação ao top 4 da Premier League e preparar o terreno para ganhar títulos importantes nos próximos anos.

Quem é o técnico do Chelsea?

O Chelsea apostou nesta temporada na contratação do técnico italiano Enzo Maresca, 44 anos. O novo comandante chegou como uma aposta ousada do clube depois de mais uma temporada frustrante, desta vez sob o comando do argentino Mauricio Pochettino.

A equipe terminou a Premier League na sexta colocação, classificada para a Liga Europa, mas novamente ausente da Champions League e da briga pelo título nacional. Na última temporada, Maresca conduziu o Leicester ao título da Championship, a segunda divisão do futebol inglês. A equipe somou 97 pontos em 46 partidas disputadas, um a mais que o vice-campeão Ipswich, com um aproveitamento de 70,2% na competição.

Como o Chelsea consegue financiar essas compras?