A Eurocopa 2024 começa a tomar forma com a convocação das 24 seleções que disputam o troféu da competição mais importante entre países no continente. A lista final de 26 atletas tem de ser enviada até dia 7 de junho. O pontapé inicial será em 14 de junho e a grande final, em 14 de julho, no Estádio Olímpico de Berlim, na Alemanha.

Das ausências, as que mais chamaram atenção foram as do goleiro Thibaut Courtois, fora da lista da Bélgica mesmo depois de conquistar a Liga dos Campeões pelo Real Madrid como titular na final, e a de Jack Grealish, que ficou de fora da convocação oficial da Inglaterra, atual vice-campeã, em lista divulgada nesta quarta-feira, 6.

LEIA MAIS: Quando começa, onde assistir e mais da Euro 2024

Divididas em seis grupos, as duas melhores equipes de cada chave avançam para as oitavas de final juntamente com os quatro terceiros mais bem classificados. A partir da segunda fase, os confrontos são eliminatórios.

Confira a seguir as convocações para a Euro 2024

Grupo A

  • Alemanha

https://www.instagram.com/p/C7Bu0YsI2PW/

O volante Aleksander Pavlovic é a única baixa da convocação alemã. O volante apresentou um quadro de amidalite e está fora da competição. Para seu lugar, Julian Nagelsmann convocou Emre Can, do vice-campeão da Champions League, Borussia Dortmund.

Goleiros: Oliver Baumann (Hoffenheim), Manuel Neuer (Bayern de Munique), Alexander Nübel (Stuttgart), Marc-André ter Stegen (Barcelona).

Zagueiros: Waldemar Anton (Stuttgart), Benjamin Henrichs (RB Leipzig), Joshua Kimmich (Bayern de Munique), Robin Koch (Eintracht Frankfurt), Maximilian Mittelstädt (Stuttgart), David Raum (RB Leipzig), Antonio Rüdiger (Real Madrid), Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund), Jonathan Tah (Bayer Leverkusen)

Meio-campistas: Robert Andrich (Bayer Leverkusen), Chris Führich (Stuttgart), Pascal Gross (Brighton), Ilkay Gündogan (Barcelona), Toni Kroos (Real Madrid), Jamal Musiala (Bayern de Munique), Emre Can (Borussia Dortmund), Florian Wirtz (Bayer Leverkusen), Leroy Sané (Bayern de Munique)

Atacantes: Maximilian Beier (Hoffenheim), Niclas Füllkrug (Borussia Dortmund), Kai Havertz (Arsenal), Thomas Müller (Bayern de Munique), Deniz Undav (Sttutgart).

    • Escócia

– Goleiros: Angus Gunn (Norwich City), Zander Clark (Hearts), Craig Gordon (Hearts) e Liam Kelly (Motherwell)