Pesquisa: para fãs, o MMA é arma contra balança e stress
Estudo traça o perfil dos torcedores da modalidade no país e mostra que eles praticam esportes de contato principalmente para melhorar a condição física
A explosão do UFC no Brasil fez crescer de forma notável o contingente de fãs da modalidade no país – e esses torcedores não apenas assistem aos eventos como também praticam esportes de contato por influência de seus ídolos. Numa tentativa de entender esse público e seus hábitos, a Fightcom, agência de marketing esportivo especializada no mundo das lutas, realizou uma pesquisa de mercado inédita. Os fãs entrevistados revelaram, por exemplo, qual é a principal motivação para a prática amadora das lutas – 33% afirmaram que buscam um melhor condicionamento físico, enquanto 28% estão nas academias para combater o stress. Os estilos de luta mais procurados pelos brasileiros são jiu-jitsu (23%) e muay-thai (21%), com o boxe (16%) em terceiro lugar. Quase 75% dos entrevistados afirmaram que já estiveram em algum evento de luta, como as noitadas promovidas pelo UFC no país.
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“A pesquisa é extremamente relevante para o momento atual do Brasil, em que as lutas têm grande interesse por parte dos brasileiros, tanto em sua prática amadora como em seu caráter de esporte exibição e conteúdo midiático”, afirmou Amir Somoggi, consultor de marketing esportivo que participou da pesquisa da Fightcom. Entre os adeptos da modalidade que responderam à pesquisa – 523 pessoas, sendo 78% homens -, o hábito de praticar esportes de contato não é ocasional: 29% treinam três vezes por semana e 26%, pelo menos duas vezes por semana. Eles também preferem as academias especializadas em lutas (66%) em detrimento das academias multifuncionais (20%) e das grandes redes (6%). O atleta mais admirado entre os entrevistados é Anderson Silva, citado por 14%. Em seguida na lista de atletas favoritos do público aparecem José Aldo (9%), os integrantes da família Gracie, pioneira do jiu-jitsu brasileiro (7%) e Rodrigo Minotauro (6%).
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