• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo RB Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Esporte

Pesquisa: para fãs, o MMA é arma contra balança e stress

Estudo traça o perfil dos torcedores da modalidade no país e mostra que eles praticam esportes de contato principalmente para melhorar a condição física

Publicado por: Da Redação em 13/09/2013 às 16:19 - Atualizado em 07/10/2021 às 03:34
Pesquisa: para fãs, o MMA é arma contra balança e stress
Torcida brasileira na vitória de José Aldo contra o sul-coreano coreano Chan Sung Jung, no Rio

A explosão do UFC no Brasil fez crescer de forma notável o contingente de fãs da modalidade no país – e esses torcedores não apenas assistem aos eventos como também praticam esportes de contato por influência de seus ídolos. Numa tentativa de entender esse público e seus hábitos, a Fightcom, agência de marketing esportivo especializada no mundo das lutas, realizou uma pesquisa de mercado inédita. Os fãs entrevistados revelaram, por exemplo, qual é a principal motivação para a prática amadora das lutas – 33% afirmaram que buscam um melhor condicionamento físico, enquanto 28% estão nas academias para combater o stress. Os estilos de luta mais procurados pelos brasileiros são jiu-jitsu (23%) e muay-thai (21%), com o boxe (16%) em terceiro lugar. Quase 75% dos entrevistados afirmaram que já estiveram em algum evento de luta, como as noitadas promovidas pelo UFC no país.

Publicidade

Leia também:

​Anderson em turnê mundial: a fama sobreviveu ao nocaute

Aldo supera Anderson e agora é melhor brasileiro no UFC

“A pesquisa é extremamente relevante para o momento atual do Brasil, em que as lutas têm grande interesse por parte dos brasileiros, tanto em sua prática amadora como em seu caráter de esporte exibição e conteúdo midiático”, afirmou Amir Somoggi, consultor de marketing esportivo que participou da pesquisa da Fightcom. Entre os adeptos da modalidade que responderam à pesquisa – 523 pessoas, sendo 78% homens -, o hábito de praticar esportes de contato não é ocasional: 29% treinam três vezes por semana e 26%, pelo menos duas vezes por semana. Eles também preferem as academias especializadas em lutas (66%) em detrimento das academias multifuncionais (20%) e das grandes redes (6%). O atleta mais admirado entre os entrevistados é Anderson Silva, citado por 14%. Em seguida na lista de atletas favoritos do público aparecem José Aldo (9%), os integrantes da família Gracie, pioneira do jiu-jitsu brasileiro (7%) e Rodrigo Minotauro (6%).

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

Continua após a publicidade

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS