Ferrari: não basta querer acelerar, é preciso domar o carro
Marca oferece curso a proprietários que queiram saber como dominar o esportivo
![Ferrari: não basta querer acelerar, é preciso domar o carro](https://placar.com.br/wp-content/uploads/2021/10/tampao-veja-ok4-1590.png)
![A 458 Italia é um cupê para duas pessoas com carroceria toda em alumínio](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-01-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![458: o desenho, da casa Pininfarina, privilegia a aerodinâmica](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-02-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![No volante e painel, apenas botões - nada de alavancas](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-03-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![À esquerda, botão de seta (acima) e o de partida (vermelho); à direita, botão de limpador de pára-brisas e o de controle de acertos eletrônicos](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-04-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![Na dianteira, a 458 Italia tem pneus 235/35 R20 de 8,5 polegadas](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-05-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![As entradas de ar frontais e no centro, o cavalinho rampante](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-06-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![Detalhe da maçaneta: o superesportivo leva apenas duas pessoas](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-07-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![Detalhes dos faróis e das luzes de direção](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-08-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![A usina de potência: V8, 4,5 litros, 570 cavalos e velocidade máxima acima dos 325 km/hora](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-09-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![O conceito da Pininfarina foi um modelo que servisse primordialmente a viagens](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-10-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![Na traseira, a saíde tripla de escape](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-11-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![Interior de luxo: para rodar em estradas](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-12-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
![De cima, a marca do design e o motor aparente](https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2016/06/ferrari-458-italia-13-original.jpeg?quality=70&strip=info&w=760)
Raro quem já não pensou em que acelerar uma Ferrari e sair voando por aí. Um dos modelos mais charmosos, com capota com recolhimento elétrico, a 458 Spider, tem motor V8 e mais de 570 cv e é o preferido de astros como os jogadores Mario Balotelli e Cristiano Ronaldo, o líder do Jamiroquai Jay Kay e o superastro do basquete Kobe Bryant. Sua aceleração de 0 a 100 km/hora é de menos de 4 segundos e em pouco mais de 10 segundos a velocidade passa dos 200 km. Mas não basta entrar no carro e sair pisando fundo. A potência de uma Ferrari não permite deslizes, qualquer desatenção pode significar acidente. Por isso a marca italiana oferece cursos de pilotagem a quem compra um modelo da marca, não só para tirar o máximo proveito do prazer de dirigir como para se habituar à potência do motor esportivo e suas reações para lá de rápidas.
Leia também:
Ferrari de quase 2 milhões de reais bate na Marginal Tietê
Vídeo: o acidente com a Ferrari que feriu três pessoas no Rio
Alonso e Massa testaram Ferrari F12berlinetta de R$ 2,9 mi
Fernando Alonso acelera protótipo da LaFerrari
Os carrões de Cristiano Ronaldo, viciado em velocidade
Os carrões na garagem de Tony Stark, o ‘Homem de Ferro’
A Ferrari oferece curso na Itália, com calendário definido, na pista de sua propriedade em Fiorano, na cidade de Maranello. São dois dias de instrução e os alunos têm à disposição nove modelos 458 Italia e quatro F12berlinetta. E os alunos aprendem várias técnicas de condução, incluindo frenagem, transferência de peso, gestão de aceleração e os limites de aderência do veículo em piso seco e molhado. A versão básica do curso custa 8.207 euros (21.500 reais), com hotel e refeição. Nos EUA, o Ferrari Driving Experience funciona nos mesmo moldes: a partir de 10.700 dólares (pouco mais de 21.000 reais), com hotel cinco estrelas, fotos e filmagem. É possível levar acompanhante e o curso inclui também uma volta rápida de carona com um piloto profissional.
https://youtube.com/watch?v=6z2AJkRUNIo%3Frel%3D0
Piso molhado e falta de habilidade
ferrari
https://youtube.com/watch?v=KxTUHnnYo9c%3Frel%3D0
Fernando Alonso testa a 458 Spider
ferrari
https://youtube.com/watch?v=s8vs8hp1zmg%3Frel%3D0
Jay Kay (Jamiroquai)
ferrari
https://youtube.com/watch?v=AzSeTL-prhI%3Frel%3D0
Kobe Bryant
ferrari
https://youtube.com/watch?v=clfzp7nRYBI%3Frel%3D0
Mario Balotelli
ferrari
https://youtube.com/watch?v=aiq9rLw11I4%3Frel%3D0
Vídeo de lançamento da 458 Spider
ferrari
https://youtube.com/watch?v=ghW7Y7N4Fvc%3Frel%3D0
Apresentação da 458 Spider
ferrari
https://youtube.com/watch?v=EPIIBRFDNcw%3Frel%3D0
Ferrari 458 Spider
ferrari