Publicidade
Publicidade

Neymar é o atleta com maior valor comercial do mundo

Pela segunda vez, brasileiro lidera lista de revista especializada em marketing

O brasileiro Neymar foi escolhido o atleta com maior valor comercial do mundo, de acordo com lista divulgada nesta segunda-feira pela revista britânica Sports Pro, especializada em marketing esportivo. Ele já havia liderado essa lista em 2012, e neste ano aparece à frente do argentino Lionel Messi e do golfista irlandês Rory McIlroy, respectivamente segundo e terceiro colocados. Com transferência para a Europa dada como certa pela imprensa espanhola após a Copa das Confederações, o atacante do Santos aparece com destaque por combinar bom desempenho nos critérios de avaliação: mercado de origem, carisma, disposição para ser comercializado e apelo. Em outros anos, o ala americano LeBron James e o velocista jamaicano Usain Bolt foram os líderes.

Publicidade

Leia também:

Copa das Confederações: trios de arbitragem já definidos

O beisebol brasileiro que exporta talentos

“Classificamos Neymar como atleta de maior potencial comercial no último ano e não havia motivo para rebaixá-lo. Ele está se preparando para ser a principal estrela da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e ainda tem uma possível transação para um clube de sucesso da Europa. Seu status de grande estrela o torna um ímã para marcas em uma economia emergente no mundo. Ele é tudo que uma empresa quer”, disse o editor-chefe da revista, David Cushnan. De fato, a rotina de Neymar para atender os patrocinadores é tão puxada que às vezes falta até tempo para treinar, o que provoca protestos do técnico santista, Muricy Ramalho. Protestos discretos, claro, porque é dessa rotina avassaladora para atender 11 patrocinadores que sai a maior parte dos cerca de 3 milhões de reais, estimados, que Neymar recebe mensalmente.

Outro brasieliro na lista é o velocista Alan Fonteles, uma medalha de ouro e uma de prata nos Jogos Paraolímpicos de Londres. O brasileiro se tornou o primeiro esportista paraolímpico a fazer parte deste ranking. A lista deste ano tem uma novidade: o número recorde de 14 mulheres entre os 50 atletas mais valiosos. No top 10, porém, a única mulher é a jovem americana Sloane Stephens, de 20 anos.

Publicidade

Acompanhe VEJA Esporte no Facebook

Siga VEJA Esporte no Twitter

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade