Com brasileiro em quadra, começa final entre Heat e Spurs
Tiago Splitter tem chance de ser primeiro atleta do país a conquistar o título
“Hoje eu sou 20, 40, 50 vezes melhor do que eu era na final de 2007”, disse LeBron, em referência ao massacre sofrido por seu ex-time, o Cleveland, para o mesmo San Antonio
De um lado, o atual campeão, o Miami Heat, do astro LeBron James; do outro, o San Antonio Spurs, do craque veterano Tim Duncan. O duelo pelo título da temporada 2012-2013 da NBA começa na noite desta quinta-feira, com uma atração a mais para os fãs brasileiros da liga de basquete profissional dos EUA: a presença do pivô Tiago Splitter, titular da equipe texana. “Estou a quatro vitórias de fazer uma coisa grande, maravilhosa, que é ser campeão da NBA. É incrível. Estou muito feliz de viver este momento, de estar aqui”, disse o atleta da seleção brasileira em entrevista ao jornal Lance!. Se o título for para San Antonio, Splitter será o primeiro brasileiro campeão da NBA. O único outro atleta do país a disputar as finais foi Anderson Varejão, pelo Cleveland Cavaliers, que acabou sendo derrotado na série decisiva justamente pelo San Antonio. Esta, aliás, será a final mais internacional dos últimos tempos na NBA, com nove jogadores de cinco países diferentes nos elencos de Heat e Spurs.
Leia também:
LeBron James, eleito o melhor jogador da NBA pela 4ª vez
Time dos sonhos da temporada tem LeBron James e Kobe
Acompanhe VEJA Esporte no Facebook
Será também um confronto também entre dois trios de peso. LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh lideram o Heat e tentam o segundo título consecutivo, enquanto Duncan, Parker e Ginóbili buscam um quinto troféu para o San Antonio, que não vence desde 2007. São dois rivais que se respeitam e que se conhecem. Na temporada regular, o Miami ganhou as duas partidas, mas os treinadores pareciam já saber que era preciso esconder o jogo, com o San Antonio descansando seus três principais jogadores na primeira partida e Miami poupando LeBron e Wade no segundo duelo, no Texas. “Agora enfrentaremos uma equipe experiente e bem treinada, que faz tudo com eficiência dentro da quadra”, declarou James. “Mas nosso time também já é bem experiente em finais.” O craque do Heat, considerado o melhor jogador de basquete do planeta na atualidade, disse que é “20, 40, 50 vezes melhor que era na final de 2007”, quando o San Antonio levou a melhor sobre seu ex-time, o Cleveland. Na ocasião, a vitória dos Spurs foi por 4 jogos a 0. Ninguém acredita que esse placar se repetirá neste ano.
(Com agência France-Presse)