Publicidade
Publicidade

Brasil é eliminado no basquete feminino

O Brasil perdeu mais uma vez e foi eliminado do torneio feminino de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres, ao ser derrotado de forma inesperada para o Canadá por 79-73, quando precisava vencer para avançar às quartas de final. A cestinha da partida foi a brasileira Erika Souza, com 22 pontos, um a mais que […]

O Brasil perdeu mais uma vez e foi eliminado do torneio feminino de basquete dos Jogos Olímpicos de Londres, ao ser derrotado de forma inesperada para o Canadá por 79-73, quando precisava vencer para avançar às quartas de final.

Publicidade

A cestinha da partida foi a brasileira Erika Souza, com 22 pontos, um a mais que Clarissa Santos, com 21. Do lado canadense, Courtnay Pilypaitis e Kim Smith marcaram 14 pontos.

O Brasil não perdia uma partida para o Canadá desde os Jogos Olímpicos de Sydney-2000. Desde então, as duas equipes se enfrentaram seis vezes, sempre com vitória para as brasileiras, detentoras da medalha de ouro nos últimos Jogos Pan-americanos.

Publicidade

A primeira metade da partida fechou com uma vantagem de 14 pontos para as canadenses.

No primeiro minuto do último quarto, as brasileiras se mostraram mais combativas e conseguiram virar o placar para 56-55. No entanto, as canadenses marcaram cinco pontos consecutivos e não abriram mais espaço para reação.

Foi uma derrota frustrante para as brasileiras, que deixaram o Olympic Baketball Arena entre lágrimas e revolta.

“O pior é que tudo funcionou bem, tudo funcionou bem, menos os resultados”, lamentou Joice Rodrigues.

“Não vim aqui para fazer feio”, prosseguiu. “Tenho um filho e uma família e gostaria de voltar com uma medalha”.

“Minha equipe sofreu com as três derrotas anteriores. Foi muito duro estar tão perto e não vencer”, considerou o técnico brasileiro Luís Tarallo. “Tentamos trabalhar o lado emocional, mas não foi fácil”.

Publicidade

As brasileiras, que agora são as últimas do Grupo B com quatro derrotas em quatro partidas, só poderiam ir para as quartas de final se vencessem o Canadá. Depois do resultado, a partida de domingo contra a Grã-Bretanha será mera formalidade.

Continua após a publicidade

Já o Canadá avançou para as quartas de final.

O Brasil já havia perdido em Londres para França (73-58), Rússia (69-59) e Austrália (67-61), chegando a jogar muito bem contra as australianas, prata nos últimos três Jogos Olímpicos e aspirantes de novo ao pódio.

“Estivemos tão perto”, afirmou Adrianinha, que marcou 4 pontos. “O Brasil tem nível para jogar contra boas equipes. Nossa preparação foi boa, mas algo saiu errado. É difícil entender porque não vencemos. Talvez a gente tenha que mudar a maneira como trabalhamos ou nossa preparação”, concluiu.

Resultados:

Brasil 8 25 53 73

Canadá 18 39 55 79

Cestinhas:

Brasil: Pinto (4), Costa (3), Ferreira (7), Rodrigues (5), Valente (6), Santos (21), Amaral (5), Souza (22).

Canadá:

Phillips (8), Thorburn (10), Pilypaitis (14), Smith (14), Achonwa (11), Murphy (5), Tatham (13), Aubry (4).

Continua após a publicidade

Publicidade