Sul-Americana: quais clubes já se garantiram e a briga pela última vaga
Ao todo, cinco equipes estão classificadas, enquanto outras duas brigam pela sexta vaga destinada aos brasileiros; entenda
A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro definirá a última das seis vagas para a próxima edição da Sul-Americana. Ao todo, cinco equipes estão classificadas: Athletico Paranaense, Internacional, Fortaleza, Cuiabá e Corinthians. Cruzeiro e Santos, por sua vez, pleiteiam o lugar disponível.
A Raposa já assegurou permanência na Série A. Em 14º lugar, com 46 pontos, o time mineiro tem larga vantagem para o Santos na disputa pela Sula: 90,1% contra 9,9%, segundo projeções matemáticas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O clube paulista soma 43, três a menos, mas sequer está garantido na elite nacional em 2024. Para ficar com a vaga, o time precisa vencer o Fortaleza, na Vila Belmiro, e torcer para uma derrota do concorrente diante do Palmeiras, no Mineirão.
A combinação asseguraria o Peixe, uma vez que alcançaria 12 vitórias contra 11 dos cruzeirenses no critério de desempate.
O Peixe, contudo, está emeaçado de rebaixamento pelo Vasco (42) e pelo Bahia (41). Caso vençam seus jogos diante de Red Bull Bragantino e Atlético Mineiro, os resultados pressionam o time dirigido por Marcelo Fernandes a também vencer para não cair para a Série B.
Vale lembrar que neste ano jogaram a primeira fase da competição: Botafogo, Red Bull Bragantino, São Paulo, Santos, América Mineiro, Goiás e Fortaleza.
O Santos foi o único eliminado na fase de grupos, enquanto Botafogo e América Mineiro seguiram adiante após passarem pelos playoffs das oitavas de final que envolveu segundos colocados na Sula e terceiros da Libertadores.
O Corinthians, um dos terceiros da Libertadores, também participou dos mata-matas do torneio que teve a LDU como campeã diante do Fortaleza.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.