O Mirassol já estava confirmado ao menos na disputa da pré-Libertadores, mas a vitória por 2 a 0 contra o Vasco foi além e cravou o time paulista de forma inédita na fase de grupos da Copa Libertadores. O Leão Caipira, no entanto, não é a primeira zebra confirmada na próxima edição e, em outros países, alguns times conseguiram a vaga de forma improvável.
No começo do Brasileirão, apontar o Mirassol como um candidato parecia loucura. A campanha surpreendente da equipe, no entanto, confirmou o time no G4 do campeonato e com uma vaga direta para a Libertadores. Será a primeira participação do Leão na história do torneio.
Ainda assim, o Mirassol não é o único time a surpreender no continente. Na Argentina, por exemplo, dois times também disputarão a Libertadores de forma inédita: Platense e Independiente Rivadavia, campeões do Apertura e da Copa Argentina.
O cenário é o mesmo para o 2 de Mayo, time paraguaio que vai estrear no torneio continental. O Juventud, do Uruguai, também vai jogar a Libertadores pela primeira vez. No futebol chileno, o campeão Coquimbo Unido vai apenas para a sua 2ª participação de Libertadores.
Veja todos os times classificados para Libertadores de 2026
Brasil
Bahia
Botafogo
Cruzeiro
Flamengo
Fluminense
Mirassol
Palmeiras
Argentina
Argentinos Juniors
Boca Juniors
Independiente Rivadavia
Lanús
Platense
Rosario Central
Bolívia
Always Ready
The Strongest
Chile
Coquimbo Unido
Colômbia
Independiente Santa Fé
Equador
Independiente del Valle
Paraguai
2 de Mayo
Cerro Porteño
Guarani
Libertad
Peru
Alianza Lima
Cusco
Sporting Cristal
Universitario
Uruguai
Juventud
Liverpool
Nacional
Peñarol
Venezuela
Carabobo
Deportes La Guaira
Universidad Central de Venezuela





