Com ‘voz de Telê’, São Paulo aquece decisão contra o Nacional
Na véspera de jogo pelas oitavas de final da Libertadores, Tricolor e patrocinadora divulgaram material simulando mensagem de técnico histórico
O São Paulo divulgou um vídeo nesta quarta-feira, 21, utilizando inteligência artificial para recriar a voz do histórico técnico Telê Santana (1931-2006), ídolo do clube. O material, publicado em parceria com a casa de apostas Superbet, patrocinadora máster do clube, simula falas do antigo treinador em uma mensagem direcionada aos torcedores. A equipe faz decisiva partida diante do Nacional-URU nesta quinta, 22.
Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias
Ver essa foto no Instagram
A lembrança foi produzida utilizando a voz de Renê Santana, filho de Telê, como base. O texto publicado um dia antes da partida pela competição continental cita a mística das “Noites de Morumbis”.
O que diz o vídeo com a “voz de Telê”
“Torcida são-paulina, aqui é o Telê. Que saudade de vocês. Que saudade de ouvir vocês cantando meu nome. Se me perguntassem o que é o São Paulo Futebol Clube eu diria: ‘Vá ao Morumbis e você saberá’. Noite fria, recepção do ônibus, milhares de vozes. Está tudo ali, a paixão, a lealdade, a fé, a força, a identidade, a história. Em noites como essa eu sou mais vocês. Sou mais um de vocês. Porque eu ainda estou aqui, talvez não deva escutar, mas eu canto também. Por isso eu peço que cantem muito, não parem de cantar até a voz acabar. É o que mantém vivo o nosso legado. Podem ter certeza, o adversário sente. Essa mística tem mais poder do que vocês imaginam. São-paulinos e são-paulinas, eu guardo comigo todas as nossas memórias. Chegou a hora de escrever mais uma”.
Quem foi Telê Santana?
Telê Santana é um dos maiores nomes da história do São Paulo. Sob seu comando, o time conquistou os títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes em 1992 e 1993, além do Campeonato Brasileiro de 1991, os Campeonatos Paulistas de 1991 e 1992, a Supercopa da Libertadores de 1993, da Recopa Sul-Americana de 1993 e 1994. Atualmente, está eternizado com uma estátua no MorumBis.
O ex-técnico também comandou outras grandes equipes durante sua carreira e esteve a frente da seleção brasileira nas Copas do Mundo de 1982 e 1986. Telê também marcou época no Atlético Mineiro, onde venceu dois Campeonatos Mineiros e o Campeonato Brasileiro de 1971.
Como jogador, O Mestre acumulou cinco títulos com a camisa do Fluminense. Pelo clube de Laranjeiras, deu início à sua carreira à beira do campo, já com direito aos troféus da Taça Guanabara e do Campeonato Carioca de 1969.
O momento do São Paulo
O Tricolor enfrentará o Nacional-URU precisando de uma vitória para avançar às quartas de final da Libertadores. Tricampeão, sonha com o tetra da competição mais badalada da América.
O primeiro confronto entre as equipes, realizado em Montevidéu, terminou empatedo sem gols. Antes da volta, sem muitos titulares, o São Paulo ainda enfrentou o rival Palmeiras, pelo Brasileirão, e foi derrotado por 2 a 1.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.