Botafogo volta às quartas da Libertadores após 7 anos
Fogão confirmou classificação contra o Palmeiras e fica entre os oito finalistas na sua 6ª participação; última campanha havia sido em 2017
O Botafogo confirmou a classificação para as quartas de final da Libertadores de 2024, ao empatar com o Palmeiras por 2 a 2, nesta quarta-feira, 21, no Allianz. Assim, o Fogão voltou a estar entre os oito finalistas da competição após sete anos.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
Curiosamente, a última vez em que o Glorioso havia disputado a competição, em 2017, foi justamente batendo nas quartas de final. Na ocasião, a campanha botafoguense parou no Grêmio, que partiu direto para o título da edição.
Agora, o Botafogo aguarda o vencedor de São Paulo e Nacional do Uruguai, que jogam nesta quinta-feira, 22. Em caso de duelo contra o Tricolor Paulista, o destaque fica por conta de mais um encontro nacional.
Se o adversário for o time uruguaio, a coincidência fica por conta das equipes terem se cruzado nas oitavas de 2017. O Botafogo, comandado por Jair Ventura, venceu o tricampeão da América por 1 a 0 na ida e por 2 a 0 na volta.
Histórico do Botafogo na Libertadores
- 1963 – semifinal
- 1973 – segunda fase
- 1996 – oitavas de final
- 2014 – fase de grupos
- 2017 – quartas de final
- 2024 – quartas de final *
O principal desempenho do Botafogo na história da Libertadores foi em 1963. Contando com uma equipe formada por Manga, Nílton Santos, Mário Zagallo e Garrincha, o Fogão parou na semifinal apenas diante do Santos de Zito, Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe.