Publicidade
Publicidade

O que esperar do ‘novo Raphinha’ na seleção brasileira

Utilizado no time verde-amarelo pela ponta-direita, atacante vive grande início de temporada sendo escalado com mais liberdade no Barcelona

A seleção brasileira enfrenta o Chile nesta quinta-feira, 10, às 21h (de Brasília), em Santiago, pela 9ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Com muitos desfalques, a escalação do Brasil deve ter novidades, sendo uma delas o retorno de Raphinha.

Publicidade

Titular no último Mundial e em partidas da Copa América deste ano, o atacante deve voltar atuando em uma nova função. Nesta temporada, o jogador do Barcelona está mais solto na criação das jogadas e entregando grandes números.

Já são 11 jogos, com seis gols marcados e cinco assistências. Além disso, o destaque aparece em outras estatísticas, como os 40 passes para finalização e os 16 dribles certos, segundo o Sofascore.

Publicidade

Novo Raphinha?

O atacante, 27, foi utilizado na ponta-direita durante grande parte de sua carreira recente. Inclusive no Barcelona, clube que está desde 2022, havia jogado do lado direito em todas as temporadas anteriores.

O atleta da seleção brasileira, no entanto, passou por uma revolução com a chegada de Hansi Flick à Catalunha. Para potencializar a joia Lamine Yamal, canhoto que atua “com o pé trocado”, o treinador adaptou o brasileiro.

Mapa de calor de Raphinha em La Liga 2024/25 - Sofascore
Mapa de calor de Raphinha em La Liga 2024/25 – Sofascore

Visto que o time não conta com nenhum meia-armador clássico, quem passou a ser o jogador avançado de maior liberdade foi Raphinha. No “Barcelona ideal”, ele conta com as chegadas de Ferrán Torres pela esquerda, Yamal na direita e Robert Lewandowski — em grande fase — como centroavante.

Publicidade

Assim, é possível imaginar que Dorival Júnior se influencie nesse modelo para mandar o Brasil a campo. Levando em conta a ausência de Vinicius Júnior, Raphinha pode partir da esquerda e alternar posição com Rodrygo, caracterizado como meia pelo treinador.

Provável escalação da seleção brasileira

O Brasil deve ser escalado por Dorival Júnior com: Ederson, Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Abner; André, Lucas Paquetá; Savinho, Raphinha, Rodrygo; Igor Jesus.

Publicidade