Mapa dos convocados: SP domina lista, que tem 7 estados representados
Há 12 paulistas na lista, sendo três da cidade de Osasco; centro-oeste é a única região do país sem nenhum representante
Os 26 jogadores convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2022 foram anunciados por Tite na última segunda-feira, 7. Apenas três jogadores da lista atuam no Brasil, contra 22 que defendem equipes da Europa, além de Daniel Alves, do Pumas, do México. O treinador gaúcho foi questionado sobre o assunto e sugeriu um outro levantamento: “É bastante ampla a sua pergunta e remete a um aspecto estrutural, de investimento, que se amplia e precisaríamos de simpósios para falar à respeito. Em termos de desigualdade, eu fiquei com a seguinte ideia: desses atletas que estão aqui, eles são nascidos em quantas regiões do Brasil? A gente podia pegar esse recorte.”
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
Para responder à indagação de Tite, PLACAR elencou o local de nascimento de todos os 26 jogadores convocados para disputar a Copa do Catar.
Há jogadores nascidos em quatro das cinco regiões do Brasil (a exceção é o centro-oeste). Por outro lado, apenas sete dos 26 estados e Distrito Federal estão representados. Líder do ranking, São Paulo tem 12 representantes, seguido pelo Rio de Janeiro com cinco, Rio Grande do Sul com três, Minas Gerais e Bahia com dois e Acre e Espírito Santo com um.
Confira a lista completa:
Alisson – Novo Hamburgo (RS)
Ederson – Osasco (SP)
Weverton – Rio Branco (AC)
Danilo – Bicas (MG)
Daniel Alves – Juazeiro (BA)
Alex Sandro – Catanduva (SP)
Alex Telles – Caxias do Sul (RS)
Éder Militão – Sertãozinho (SP)
Thiago Silva – Rio de Janeiro (RJ)
Marquinhos – São Paulo (SP)
Bremer – Itapitanga (BA)
Casemiro – São José dos Campos (SP)
Fabinho – Campinas (SP)
Fred – Belo Horizonte (MG)
Bruno Guimarães – Rio de Janeiro (RJ)
Lucas Paquetá – Rio de Janeiro (RJ)
Everton Ribeiro – Arujá (SP)
Neymar – Mogi das Cruzes (SP)
Raphinha – Porto Alegre (RS)
Antony – Osasco (SP)
Richarlison – Nova Venécia (ES)
Gabriel Jesus – São Paulo (SP)
Vinicius Júnior – São Gonçalo (RJ)
Rodrygo – Osasco (SP)
Pedro – Rio de Janeiro (RJ)
Gabriel Martinelli – Guarulhos (SP)
Quando o recorte são os municípios, quem domina é o Rio de Janeiro, capital do estado, que é a terra natal de quatro atletas (Thiago Silva, Bruno Guimarães, Paquetá e Pedro).
Curiosamente, Osasco, cidade da região metropolitana de São Paulo, fica em segundo lugar, com três representantes (Antony, Ederson e Rodrygo). São Paulo, capital paulista, é a terceira, com dois (Marquinhos e Gabriel Jesus).
Os baianos Daniel Alves e Bremer são os representantes nordestinos enquanto Weverton inclui a região norte no mapa – o goleiro do Palmeiras é o primeiro acreano da história a disputar uma Copa do Mundo.
Em suas redes sociais, Antony exaltou suas origens após a convocação.
Assine o Amazon Prime e garanta 30 dias grátis de acesso ao Prime Video e outras vantagens