Dirigente foi afastado da presidência da CBF na semana passada. Fernando Sarney assumiu e marcou novas eleições
Ednaldo Rodrigues, que desistiu de recorrer à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi nesta segunda-feira, 19, destituído do Conselho da Fifa por unânimidade. O antigo mandatário brasileiro era um dos representantes do órgão que toma decisões importantes para os rumos do futebol no mundo.
A decisão da destituição de Ednaldo foi votada por nove dos dez países filiados à Conmebol. Representantes de todas as seleções do continente foram convocadas e estavam presentes nareunião online, exceto a seleção brasileira. O time pentacampeão mundial neste momento está sob o comando do interventor Fernando Sarney. O filho do ex-presidente da República, inclusive, marcou novas eleições. No domingo, Samir Xaud, presidente da Federação de Roraima, será eleito para comandar a CBF de 2025 a 2029, já que será candidato único.
PLACAR apurou que Claudio ‘Chiqui’ Tapia, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), ocupará este cargo ao menos interinamente. Com a saída de Ednaldo, o cargo havia ficado vacante. O Conselho da Fifa é composto por 37 membros, um presidente eleito em Congresso, oito vices e outros 28 integrantes eleitos pelas federações.
Ver essa foto no Instagram
Na semana passada, uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) afastou Ednaldo da presidência da CBF por suposta incapacidade mental e falsificação de assinatura de Coronel Nunes, no processo que conduziu Ednaldo à principal cadeira do futebol brasileiro.
Ednaldo recebeu a decisão de afastamento da CBF durante o Congresso da Fifa, que aconteceu em Luque, no Paraguai. Na ocasião, o dirigente se disse tranquilo. “Quem faz as coisas corretamente não tem o que temer. É respeitar os posicionamentos e acreditar na justiça.”
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.