Publicidade
Publicidade

Análise: apesar de críticas por desempenho no Allianz, Tite monta Flamengo seguro

Mesmo sem empolgar e com classificação suada diante do Palmeiras, Rubro-Negro acerta defesa, segue vivo durante "super agosto" e sonha com título nas três frentes

O Flamengo está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Mesmo com a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, na última quarta-feira, 7, a vaga foi flamenguista, tendo em vista a vitória por 2 a 0, conquistada na partida de ida. O técnico Tite, criticado com justiça pela postura rubro-negra no jogo de volta, manteve seu incrível histórico neste tipo de situação em mata-mata.

Publicidade

‎Siga o canal PLACAR no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias

Em campo, no duelo de volta, o domínio foi todo do Alviverde. Desde o início, o Rubro-Negro, que não contou com o meia Nicolás De la Cruz, lesionado, foi encurralado pela pressão alta armada por Abel Ferreira. Com muita eficiência para dificultar o trabalho flamenguista com a bola, o Palmeiras entregou muito volume de jogo, desestabilizando o rival.

Assim, o time de Tite trocou menos passes e finalizou apenas 3 vezes (contra 13 do Palmeiras) no primeiro tempo. Com apenas um ponta veloz, que era Luiz Araújo, o time acabou desperdiçando momentos de equilíbrio ao buscar passes rápidos e longos – também tentando encontrar espaços deixados pelo adversário.

Publicidade

Leitura de Tite

Para o segundo tempo, com 1 a 0 para o Palmeiras no placar, o Flamengo reconheceu a ineficiência com e sem bola. Em busca de resolver, o técnico sacou Luiz Araújo para a entrada do zagueiro David Luiz, o que provocou a ira de muitos torcedores nas redes sociais, por, em tese, retrancar ainda mais um time que não levava perigo no ataque.

Gilvan de Souza / CRF
Flamengo mostra maturidade defensiva – Gilvan de Souza / CRF

A mudança amenizou as chegadas palmeirenses com muitos atletas ocupando a área. No entanto, a formação ainda mais ofensiva do rival foi somada a um Flamengo com muitos defensores, o que resultou em posse de bola menor ainda (37%).

Por outro lado, menos chutes do Alviverde foram permitidos. Nos 45 minutos finais (mais acréscimos), o Rubro-Negro sofreu sete finalizações, sendo apenas uma na direção do gol. Ofensivamente, o desempenho seguiu quase nulo, com dois arremates.

Publicidade

Maturidade e segurança

Desde que Tite assumiu, o Flamengo perdeu por mais de dois gols de diferença apenas uma vez, contra o Atlético Mineiro, pelo Brasileirão de 2023. Nesta temporada, a marca é ainda mais significativa, tendo em vista que o revés por maior diferença foi um 2 a 0, que ocorreu em uma oportunidade.

A estatística vai ao encontro das características dos trabalhos do técnico. Durante sua passagem pela seleção brasileira, o time de Tite se destacou pela eficiência defensiva, visto que foi vazado 30 vezes em 81 partidas.

O Flamengo do treinador segue a mesma lógica. Em 2024, a equipe venceu o Campeonato Carioca com a própria rede tendo sido balançada só uma vez em 15 partidas. Atual vice-líder do Campeonato Brasileiro, garantido nas quartas da Copa do Brasil e nas oitavas da Libertadores, os números gerais da temporada são de 78 gols marcados e 26 sofridos em 45 jogos.

A segurança defensiva de Tite contrasta com a de seus antecessores, como Domenec Torrent, Renato Portaluppi e Jorge Sampaoli, cujos times atacavam mais, mas sofriam muitos gols. O técnico gaúcho deixou o Allianz Parque sem conceder entrevistas.

Paula Reis / Flamengo
Rubro-Negro foi campeão carioca sofrendo só um gol – Paula Reis / Flamengo

Próximos jogos do Flamengo

O Flamengo volta a campo no próximo domingo, 11, contra o Palmeiras, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A partida faz parte de uma série decisiva para a temporada.

No dia 15 de agosto, o Rubro-Negro recebe o Bolívar, pela ida das oitavas de final da Libertadores. Antes de viajar a La Paz para o duelo de volta (marcado para dia 22), os comandados de Tite têm clássico contra o Botafogo, dia 18, em encontro importante para o Brasileirão.

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade