A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sorteou na tarde desta segunda-feira, 2, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil de 2025 e o Dérbi Paulista entre Corinthians e Palmeiras foi a grande novidade. Desde 1989, esta será a primeira vez em que os dois rivais se enfrentarão na competição.
Recentemente, na final do Paulistão de 2025, no dia 27 de março, o Corinthians sagrou-se campeão em cima do Palmeiras e ficou em vantagem nos mata-matas na história do confrontos (13 x 12). Mas, no último confronto entre eles, na 3ª rodada do Brasileirão, deu Palmeiras: 2 x 0 na Arena Barueri.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Em torneios nacionais, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram apenas uma vez, na final do Brasileirão de 1994, quando o Palmeiras conquistou o bicampeonato consecutivo (venceu o jogo de ida por 3 x 1 e empatou o segundo jogo por 1 x 1).
Pelo antigo Torneio Rio-São Paulo, foram dois títulos do Verdão contra um do Alvinegro nos confrontos diretos. Já na Libertadores, o Palmeiras eliminou o Corinthians duas vezes em mata-matas (nas quartas de 1999 e na semifinal de 2000).
Pelo Paulistão, em mata-matas, contando a de 2025, o Corinthians se deu melhor em 12 dos 19 confrontos, contra 7 do Palmeiras. Em finais do Estadual de São Paulo, o Timão também leva vantagem (6 x 4).
A lista dos jogos de mata-matas do Dérbi inclui três partidas em jogos decisivos, quando os clubes decidiram o título diretamente na última ou na penúltima rodada, como nos paulistas de 1929 e 1954 e no Torneio Rio-São Paulo de 1954. Não entra nessa conta o Paulista Extra de 1938/Taça Artur Tarantino, que não entra na lista de títulos da FPF. Outros torneios assim, como o Laudo Natal de 1973, também não entra na conta.
Corinthians x Palmeiras em mata-matas na história:
1929 – Campeonato Paulista – Jogo decisivo (última rodada)
Palestra Itália 1 x 4 Corinthians






