O Botafogo venceu o Paris Saint-Germain na última quinta, 19, e encerrou um jejum de 13 anos sem vitória dos times sul-americanos sobre os europeus na história do Mundial de Clubes. A última havia sido a do Corinthians, contra o Chelsea-ING, na final de 2012. Desde então, foram nove jogos, com seis vitórias dos europeus e três empates até a vitória do Fogão.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Nesta atual edição, os sul-americanos ainda não perderam para os times da Europa. Na primeira rodada, foram três empates (Palmeiras 0 x 0 Porto-POR, Boca Juniors-ARG 2 x 2 Benfica-POR e Fluminense 0 x 0 Borussia Dortmund).

MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE

Flu teve o dobro de finalizações do Dortmund na partida – Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Nesta sexta, 20, estão programados mais dois confrontos: Bayern de Munique-ALE x Boca Juniors-ARG e Flamengo x Chelsea. Ainda na primeira fase, jogarão Botafogo x Atlético de Madrid-ESP e River Plate-ARG x Internazionale-ITA.

Já no confronto entre brasileiros e europeus, após a vitória do Botafogo, a vantagem dos nossos times aumentou – são agora 13 contra 10 dos clubes do Velho Continente e mais cinco empates. Os times brasileiros marcaram 36 gols e sofreram os mesmos 36 gols em 28 jogos.

Neste século, os brasileiros venceram os europeus sempre pelo placar mínimo (São Paulo 1 x 0 Liverpool-ING, Internacional 1 x 0 Barcelona-ESP, Corinthians 1 x 0 Chelsea-ING e Botafogo 1 x 0 PSG). Em 2000, no Mundial realizado no Brasil, foi a última vez em que os brasileiros marcaram mais de um gol: Corinthians 2 x 2 Real Madrid e Vasco 3 x 1 Manchester United. Já a última goleada foi em 1981, na vitória do Flamengo por 3 x 0 sobre o Liverpool.