Em 2025, duas datas históricas se cruzam no futebol brasileiro: os 90 anos da Athleta, tradicional marca esportiva, e o centenário do Mirassol Futebol Clube, equipe estreante e sensação da Série A do Brasileirão 2025. Para marcar esse momento simbólico, a Athleta lançou nesta sexta-feira, 7, um uniforme comemorativo inspirado na camisa da seleção brasileira tricampeã mundial.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

O modelo será utilizado pelo Mirassol em sua primeira partida oficial no Maracanã, contra o Flamengo, no próximo sábado, 9, pela 19ª rodada do Brasileirão. A equipe paulista é a quinta colocada da competição, enquanto o Rubro-Negro é o líder.

A história da marca Athleta

Fundada no Brasil em 1935, a Athleta, fornecedora de material esportivo, construiu um legado único no futebol mundial ao vestir a seleção brasileira nas décadas de 50, 60 e 70, período dos títulos das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, considerada a era de ouro do futebol nacional. A marca vestiu também grandes clubes do Brasil, além de craques como Pelé, que eternizaram a camisa canarinho da marca nos gramados.

Em 2007, a camisa da seleção de 1970 foi eleita a mais tradicional da história do futebol mundial, reconhecimento que ressoou com a herança e o valor simbólico da Athleta. Expansão internacional e consolidação no Japão. Nos anos 90, a marca deu início à sua internacionalização com foco no mercado asiático.

Com o lançamento da J-League, a liga profissional japonesa, a Athleta migrou suas operações para o Japão com uma estratégia baseada na combinação entre design inspirado na cultura brasileira e tecnologia de alta performance.

Atualmente, a Athleta é uma marca consolidada no mercado japonês, com fornecimento oficial para seis clubes da J-League, três equipes da F-League (futsal), além de instituições de ensino em diferentes níveis. A operação inclui vendas diretas, ecommerce, lojas conceito e distribuição em grandes varejistas.