Após embate de ideias com ex-treinador, zagueiro do Londrina argumenta que defender é mais difícil do que atacar no futebol
Com 20 anos de carreira no esporte e títulos no currículo, o experiente zagueiro Wallace Reis, com passagens por Corinthians, Flamengo, Grêmio, entre outros, atualmente no Londrina, vai lançar o livro “Em defesa” (2025), no qual trata do sistema defensivo e da “arte de evitar o gol”, conforme diz na sinopse.
De acordo com o jogador de 38 anos, serão cerca de 130 páginas de conteúdo embasado em números, dados e situações práticas que ele mesmo estudou para que o leitor possa aprender, inclusive, com interatividade: “Os QR codes vão direcionar para vídeos no YouTube que exemplificam o que está sendo dito. Um dos capítulos fala de ações corretas dos zagueiros”.
Reis conta que a inspiração para a obra surgiu nas discordâncias com o técnico Eduardo Barroca, em 2020, quando estavam no Vitória. “Ele sempre acreditou que atacar era mais difícil que defender, mas acho o contrário. Principalmente, porque defender é necessário que os 11 atletas estejam propensos a fazer aquilo que o treinador determina e, se um errar, atrapalha todo o contexto. Enquanto no ataque, um jogador pode resolver o problema, além das variações de gol existentes dentro do jogo. A partir daí, comecei a escrever e falar sobre isso até tomar a coragem de colocar no livro”.
O apreço pelas palavras não é novidade para o defensor nem para quem o conhece. Além de leitor assíduo, já foi colunista de um jornal de Conceição do Coité/BA, cidade onde nasceu. “Às vezes, o futebol é meio falacioso, e se fala muita coisa que não concordo. Então, escrever é um modo de compartilhar o que penso com alguém”, explica.
Wallace segue em atividade pelo Londrina – Rafael Martins/Londrina EC
Wallace Reis começou no Vitória e colecionou passagens por Corinthians, Flamengo, Grêmio, Brusque e futebol da Turquia. Agora está no Londrina, onde tem contrato até o fim de 2025. No entanto, pretende renovar até 2026.
Na galeria de títulos, soma quatro campeonatos baianos e uma Copa do Nordeste com o Leão; Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial de Clubes pelo Alvinegro; uma Copa do Brasil e um Campeonato Carioca com o Rubro-Negro; e um Campeonato Catarinense pelo Quadricolor.
A intenção, segundo ele, é jogar mais uma temporada e seguir no mundo do futebol ao pendurar as chuteiras: “tenho feito cursos de gestão, treinador, para que, assim que encerrar minha carreira, saiba qual caminho vou trilhar”.
“Em Defesa” deve ser publicado pela editora Fontenele em até 45 dias. Os interessados poderão adquirí-lo por meio do site emdefesa.com.br ou pelo Instagram do jogador (@wallacereis14). A primeira tiragem será disponibilizada para os sócios-torcedores do Londrina.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app