Do que o Corinthians precisa para disputar a Copa do Brasil de 2025
Timão foi eliminado na fase de grupos do Campeonato Paulista e vaga na competição nacional da próxima temporada dependerá de resultados
A eliminação ainda na fase de grupos do Campeonato Paulista trará para o Corinthians bem mais do que a marca da pior campanha do clube desde 2014, quando também sucumbiu antes dos mata-matas.
Pelo desempenho na competição, o Timão não assegurou um lugar na próxima edição da Copa do Brasil. Isso ocorre pelo novo regulamento da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que desde o último ano vincula as vagas no torneio nacional ao desempenho nos campeonatos regionais.
Assim, dependendo de si, são até quatro cenários possíveis para confirmar presença na Copa do Brasil de 2025. Para não precisar torcer para resultados de outros, o Timão deve:
- Vencer a Copa do Brasil deste ano;
- Conquistar a Copa Sul-Americana;
- Conquistar a Copa Paulista (se disputar);
- Ou se classificar para a Libertadores de 2025 através do Brasileirão
A Copa do Brasil disponibiliza seis vagas para clubes paulistas, cinco delas via estadual. Estarão garantidos os quatro semifinalistas da atual edição, além do time de melhor campanha entre os eliminados nas quartas de final.
A sexta vaga é destinada ao campeão Copa Paulista, torneio organizado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) que acontece no segundo semestre, mas que o Corinthians ainda não confirmou participação. Se atuar, deve enviar a equipe sub-23.
Caso não alcance a classificação por mérito próprio, o Timão dependerá de resultados de rivais. Ou seja, precisaria contar com Palmeiras, Red Bull Bragantino ou São Paulo, conquistando a vaga para a Copa do Brasil por meios além do estadual, possibilitem a abertura de novas vagas.
No último ano, o Santos acabou fora dos mata-matas e, mesmo antes de ter decretado o rebaixamento à Série B, já não tinha mais chances matemáticas de disputar a competição nacional. O rival só tem o Paulista e a segunda divisão nacional nesta temporada.