Publicidade
Publicidade

STJD divulga punições por briga em Corinthians e Flamengo

Partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com vitória do Timão em duelo marcado por confusão; veja punidos

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) realizou nesta sexta-feira, 18, o julgamento dos envolvidos na confusão ao final da partida entre Corinthians e Flamengo. As decisões foram divulgadas mais de um mês após do ocorrido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Publicidade

O episódio resultou em quatro expulsões: Alcaraz, do Flamengo, além de Yuri Alberto, Cacá e do auxiliar técnico Emiliano Díaz, do Corinthians. As suspensões impostas pelo tribunal deverão ser cumpridas exclusivamente em jogos do Brasileirão, o que livra os times de novos desfalques para a reta final da Cop do Brasil.

Emiliano Díaz foi punido por conduta contrária à disciplina, com base no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A sanção determinada pelo STJD foi de um jogo de suspensão, decidida de forma unânime entre os julgadores, já cumprida posteriormente.

Publicidade

Em relação aos jogadores Alcaraz e Yuri Alberto, ambos foram denunciados por agressão, com enquadramento no artigo 254-A do CBJD, que trata de ações de agressão física durante a partida. Alcaraz foi responsabilizado por “desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares”, agindo de forma que poderia causar dano ao oponente, rendendo quatro jogos de suspensão (com um cumprido).

Corinthians e Flamengo em confronto recente, na Neo Química Arena - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Corinthians e Flamengo em confronto recente, na Neo Química Arena – Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Já Yuri Alberto, do Corinthians, foi julgado por “desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo”, também com potencial de lesão. Ele recebeu uma suspensão de dois jogos, igualmente por decisão majoritária, e já cumpriu a ausência em uma partida.

Cacá, zagueiro do Timão, foi enquadrado no artigo 250 do CBJD, que trata de atos desleais ou hostis. O jogador foi citado por “empurrar acintosamente o companheiro ou adversário, fora da disputa da jogada”, após segurar o pescoço de Alcaraz durante a confusão. A penalidade determinada para Cacá foi de dois jogos de suspensão, também com um deles já cumprido.

Publicidade

Os clubes Corinthians e Flamengo também foram punidos financeiramente, com uma multa de 5 mil reais para cada, por estarem envolvidos na confusão, sem que fosse possível identificar todos os participantes. A denúncia foi feita com base no artigo 257, parágrafo terceiro, do CBJD. Além disso, ambos foram multados em 3 mil reais por atrasarem em três minutos o início da partida.

O STJD também analisou a conduta dos gandulas do Corinthians, Thiago Rezetti e Alessandro da Silva, punidos por retardarem o reinício do jogo. Rezetti foi citado por demorar a repor a bola, enquanto Alessandro foi acusado de murchar a bola antes de devolvê-la. Ambos foram enquadrados no artigo 258 do CBJD e suspensos por 20 dias cada, além de mais 5 mil reais em multa para o clube.

Por fim, o executivo de futebol do Corinthians, Fabinho Soldado, foi julgado por desrespeitar a arbitragem. No intervalo do jogo, ele teria gritado na porta do vestiário do árbitro Ramon Abatti Abel, dizendo “para de picar o jogo”. A punição aplicada ao dirigente foi de 15 dias de suspensão.

Corinthians e Flamengo se enfrentam novamente neste domingo, 20, na Neo Química Arena, pela volta da semifinal da Copa do Brasil. Na ida, o Rubro-Negro venceu por 1 a 0 e joga pelo empate.

Os punidos de Corinthians e Flamengo

Alcaraz (Flamengo): 4 jogos de suspensão
Yuri Alberto (Corinthians): 2 jogos de suspensão
Cacá (Corinthians): 2 jogos de suspensão
Emiliano Díaz (Corinthians): 1 jogo de suspensão
Fabinho Soldado (Corinthians): 15 dias de suspensão
Thiago Rezetti (gandula): 20 dias de suspensão
Alessandro da Silva (gandula): 20 dias de suspensão
Corinthians: multa total de R$ 13 mil
Flamengo: multa de R$ 8 mil

Publicidade