Santos encaminha acordo com Cléber Xavier para treinador
Ex-auxiliar de Tite por 24 anos, profissional terá primeira oportunidade como técnico principal após uma série de negativas do clube no mercado

O Santos encaminhou na noite desta segunda-feira, 28, a contratação de Cléber Xavier para o cargo de treinador. O acordo foi inicialmente divulgado pelo site ge. Além de Xavier, auxiliar de Tite por 24 anos, a comissão técnica liderada por ele deve ser composta por Matheus Bachi, filho de Tite, e o preparador físico Fábio Mahseredjian, estes ainda integrantes da comissão fixa do treinador que recentemente anunciou uma pausa para cuidar da saúde mental.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A investida em Xavier acontece em um momento de enorme crise vivida pelo clube paulista. Também nesta segunda, um grupo de torcedores organizados invadiu o CT Rei Pelé para cobrar jogadores pela má campanha no Brasileirão – a equipe ocupa a penúltima colocação, com quatro pontos em seis jogos.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 100 torcedores participaram do ato. Não houve registros de depredação ao local e nem de feridos. O clube, contudo, ainda não se manifestou oficialmente após os atos que tiveram Léo Godoy, JP Chermont, João Schmidt, Gil, Diego Pituca e Guilherme como os atletas mais cobrados.
Com o iminente anúncio, César Sampaio, hoje técnico interino, seguirá no clube ao lado da comissão técnica com quem já trabalhou na seleção brasileira e no Flamengo mais recentemente.

Xavier tem 61 anos e acompanhava Tite desde 2020, mas colocou um ponto final no trabalho conjunto com o treinador em busca de se consolidar em uma nova função no futebol.
“Escrevo aqui pra comunicar uma decisão que há muito tempo eu venho amadurecendo. Estou promovendo uma mudança na minha carreira e hoje eu deixo o cargo de assistente técnico do meu amigo Tite para buscar consolidar-me como treinador de futebol. É um momento de sensações conflitantes: se por um lado, deixar uma função onde fui extremamente feliz é difícil, por outro, a busca pelo velho sonho faz com que eu me sinta bastante empolgado”, disse em suas redes sociais na ocasião.
“Quero agradecer a todos que torceram por mim e aos clubes, instituições, jogadores e profissionais de comissões técnicas com quem trabalhei e que me ajudaram ao longo desses mais de 30 anos no futebol. Minha carreira tem sido uma grande escalada e sem o apoio de vocês eu não teria chegado até aqui e não me sentiria pronto para encarar o próximo estágio. E como não poderia ser diferente, quero deixar meu agradecimento mais do que especial ao Tite. Ao lado dele, nos últimos 24 anos, eu tive as maiores alegrias que um profissional de futebol pode ter. E mais importante do que isso, criamos uma relação de laços eternos de afeto, respeito e, acima de tudo, amizade verdadeira. Muito obrigado a todos e nos vemos no próximo estágio dessa caminhada! Um abraço”, completou em outro momento.
Ver essa foto no Instagram
A expectativa é que Cléber Xavier e a nova comissão chegue a Santos já nesta terça, 29. A regularização na CBF, contudo, ainda depende da homologação da rescisão com Pedro Caixinha, demitido no último dia 14 de abril. O clube ainda negocia com o antigo comandante o pagamento da multa de e 2,4 milhões de euros (R$ 15,9 milhões pela cotação atual).
Antes de escolher Xavier, o Santos fracassou em uma série de negociações com nomes como Tite, Dorival Júnior, Jorge Sampaoli e Ramón Díaz, que rejeitaram ofertas da agremiação.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.