O Bahia divulgou nesta segunda-feira, 20, detalhes de como será o seu novo Centro de Treinamentos, que ficará em Camaçari, na região metropolitana de Salvador.

O novo equipamento terá 12 campos, 560 mil m², um miniestádio, hotel para os atletas, alojamento para as divisões de base e custará R$ 300 milhões aos cofres do Grupo City, conglomerado internacional que contra a SAF do clube desde maio de 2023. Será o segundo maior dos times que pertencem a rede, só ficando atrás do Manchester City.

“Esse centro vai ser de alta performance do maior nível do mundo, onde as pessoas não vão ter nenhum pretexto para estar no nível mais alto”, disse Ferran Soriano, CEO do City Football Group (CFA Bahia), durante a entrevista concedida na Casa de Apostas Arena Fonte Nova. O evento ainda contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues.

“Este centro não está isolado. Faz parte da rede do City. Chamamos de CFA. Vai ser parte de uma rede que já existe, é mundial e está no nível mais alto. O uso da tecnologia, inclusive inteligência artificial e com os melhores profissionais. Esses centros estão conectados, compartilham a melhor metodologia. Vai ser o segundo maior dentro da rede, depois do centro de Manchester. Esses centros compartilham pessoas e metodologia. Vai ser importante para a Bahia, mas vai estar conectado com o mundo. CFA Bahia conecta o Bahia com o mundo”, completou.

O cronograma de obras tem expectativa de conclusão para o fim de 2027. O projeto foi dividido em quatro fases, com apenas uma delas concluída – que contemplava “planejamento e licenciamento ambiental”.

De janeiro a junho do próximo ano, estão previstos os estudos preliminares para início das obras. Entre julho de 2026 e janeiro de 2027, a terraplanagem, que consiste na preparação completa do terreno. De janeiro a dezembro de 2027, construção e entrega das obras.

“Vai ser o centro mais moderno da América Latina”, disse Raul Aguirre, CEO do Bahia.

Batizado de City Football Academy Bahia, o CT ficará localizado na Via Metropolitana, a cerca de 15 minutos do Aeroporto de Salvador e 40 minutos da Fonte Nova.