Impactados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, Grêmio, Internacional e Juventude pediram o adiamento de suas partidas no Brasileirão. O pedido encaminhado para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) foi feito na noite da última segunda-feira, 6, via FGF (Federação Gaúcha de Futebol).

A CBF ainda não se manifestou oficialmente sobre uma possível paralisação do Brasileirão. Entre as alternativas a serem debatidas, estão o adiamento dos jogos dos gaúchos, o adiamento da rodada e até a mudança de sede dos times envolvidos. A Conmebol já adiou as partidas de Grêmio (Libertadores) e Inter (Sul-Americana).

No comunicado, a FGF pede 20 dias de adiamento. A entidade menciona que são 390 municípios em estado de calamidade pública. De acordo com a Defesa Civil, o número oficial de mortos subiu para 90, com 132 desaparecidos e 361 feridos.

“Considerando as condições ambientais, estruturais e humanitárias, a FGF informa que enviou ofício para a CBF solicitando o adiamento dos jogos das equipes gaúchas nos campeonatos nacionais, como mandantes e visitantes, pelos próximos 20 dias”, diz a nota enviada da entidade, publicada nas redes sociais na última segunda.

Em contato com PLACAR, as equipes confirmaram o consenso e o pedido à federação. O Inter tornou pública a nota enviada para a FGF.

“A prioridade absoluta nesse momento é o apoio para a garantia de vida das milhares de pessoas atingidas e a avaliação e restauração do mínimo de infraestrutura necessária para garantir a segurança de todos aqueles que participam de um evento esportivo. Pedimos compreensão, solidariedade, empatia e apoio imprescindíveis neste momento tão delicado e extraordinário”, diz trecho da nota.

O trio gaúcho na Série A teve as suas instalações invadidas pela água e cancelaram as suas atividades nos últimos dias. Além disso, os jogadores também foram afetados e, inclusive, contribuíram na arrecadação de doações para as vítimas da tragédia climática.